Zakk Wylde

Zakk Wylde

Internacionais

Jeffrey Phillip Wielandt (Nascido em 14 de Janeiro de 1967 em Bayonne, New Jersey), mais conhecido como Zakk Wylde, foi guitarrista do "Príncipe das Trevas" Ozzy Osbourne, ícone do Heavy Metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade. Zakk também encontrou o sucesso com sua própria banda, o Black Label Society, onde acumula a função de "frontman", compondo e cantando suas próprias músicas, sendo presença freqüente no Tour do Ozzfest e recentemente em festivais europeus. Ele é apelidado por Ozzy Osbourne de Rei Eslovaco.

Carreira

Zakk Wylde é sem dúvida um dos guitarristas mais bem sucedidos de sua geração, acumulando vários títulos e prêmios, chegando a ser eleito "Most Valuable Player" (MVP) na eleição da revista "Guitar World" americana. Em 2005 foi eleito também como "Best Metal Guitarist", e recebeu ainda os prêmios de "Riff Lord" e "Golden God" da revista "Metal Hammer" inglesa.

Ao longo dos anos, Zakk Wylde desenvolveu vários projetos paralelos muito bem conceituados, como o álbum acústico Book of Shadows e o auto-entitulado álbum da banda de Southern Rock Pride & Glory, contando também com participações especiais em vários trabalhos de outras bandas, como o début do Damageplan (Vocalista convidado) e no álbum de Derek Sherinian, "Black Utopia", ao lado de Yngwie Malmsteen.

Zakk Wylde aparece ainda em alguns DVD's com Ozzy Osbourne (Live and Loud / Live at Budokan) em performances arrasadoras e em 2002 gravou o seu próprio com o Black Label Society (Boozed, Broozed and Broken Boned) em apresentação memorável no Harpo's em Detroit, onde junto com o grande público presente conseguiu em uma noite acabar com o estoque inteiro de bebidas da casa de shows durante as filmagens. Foi a primeira vez na história do Harpo's Concert Hall que tal fato aconteceu.

Zakk começou seriamente a se interessar pelas aulas de guitarra quando tinha seus 15 anos, na época em que trabalhava na Silverton Music, uma loja de artigos musicais em Silverton, New Jersey. Ele praticava com sua guitarra diariamente por cerca de 12 horas, o que acabou prejudicando seus estudos, já que ele estava sempre caindo de sono durante as aulas no colégio. Não demorou muito e começou a tocar em sua primeira banda, chamada Stone Henge e posteriormente integrou a banda local Zyris. Aos 19 anos e praticamente desconhecido, Zakk Wylde deu seu grande passo para a fama ao conseguir a disputada vaga de guitarrista na banda de Ozzy Osbourne, assumindo também a função de co-autor.

Zakk havia entrado para substituir o excelente guitarrista Jake E. Lee, que por sua vez era o substituto do lendário Randy Rhoads, que havia falecido aos 25 anos em um trágico e infeliz acidente aéreo em 19 de Março de 1982. Rhoads é tido como um verdadeiro ídolo para Zakk Wylde, que mandou construir uma espécie de altar em homenagem ao guitarrista que tanto o inspirou.

Mais dois álbuns de sucesso se seguiram : Just Say Ozzy (1990) e No More Tears (1991). Em 1992, após o término da turnê do álbum No More Tears, Zakk passou a se dedicar aos projetos paralelos que vinha desenvolvendo, lançando então o álbum auto-entitulado da excelente banda Pride & Glory, que misturava um som Southern Rock potente, carregado de levadas Blueseiras com o Heavy Metal. Há quem considere este álbum a pedra fundamental para o surgimento do Black Label Society. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.