Yellowcard foi uma banda de rock norte-americana formada em 1997 em Jacksonville na Flórida, destacada principalmente pelo fato de terem um violinista como membro.
História
Em 1995 Benjamin Harper conheceu Longineu Parsons III no Colégio de Artes Douglas Anderson. Este foi o lugar onde Yellowcard nasceu. Depois de tocarem juntos por dois anos, eles conheceram Warren Cooke, o baixista original da banda, que tinha recentemente se mudado de Tampa para Jacksonville para terminar o colegial. Warren tinha um amigo chamado Todd Clare, que entrou na banda como guitarrista, e logo depois Ben Dobson, amigo de Ben Harper, entrou como o vocalista. Os cinco resolveram nomear a banda com o seu termo próprio termo usado para 'falta em festas', pois como eles faziam festas em suas casas, quando alguém quebrava alguma coisa, bebia demais ou fazia qualquer coisa estúpida, recebia uma advertência, algo como um 'cartão amarelo', e se fizesse de novo, era 'expulso' das festas.
Em 22 de Agosto de 1997 a banda fez seu primeiro show, no Milk Bar em Jacksonville, um clube que sempre abrigava bandas que buscavam o sucesso na região. Depois do show, a banda perguntou para Jason, o produtor, se eles seriam pagos, ele tirou 20 dólares da caixa registradora e falou que eles nunca mais iam tocar um show para ele.
Em 1999 a banda lançou seu primeiro álbum, Midget Tossing, que ajudou a banda a aumentar sua base de fãs na região, e alguns meses depois, em 2000, lançar Where We Stand, recentemente relançado pela Takeover Records, gravadora do ex-guitarrista da banda e membro fundador Ben Harper. Também é o álbum que marcou a entrada oficial do violinista Sean Mackin na banda, pois apesar de ele ter tocado em duas canções do primeiro CD, ele era apenas um músico convidado.
Depois disso, Todd Clare e Ben Dobson resolvem sair da banda, e os integrantes remanescentes resolvem chamar o amigo Ryan Key para assumir a guitarra e os vocais. Ryan estava na época em uma banda chamada Modern Amusement, e era um grande fã do Yellowcard. Após a entrada de Key, a banda entrou em um novo rumo, tocando, na maioria das vezes, canções compostas por ele em sua antiga banda, e lançou ainda em 2000 o Still Standing EP, o que garantiu a assinatura de contrato com a Lobster Records.
Dois anos depois, em 2002, a banda lançou seu primeiro álbum depois da chegada de Ryan Key, e o primeiro em uma gravadora de médio porte. One for the Kids garantiu a primeira turnê americana da banda e um grande aumento na quantidade de fãs, o que impulsionou o lançamento do The Underdog EP, ainda em 2002, álbum que garantiu a gravação do primeiro clipe da banda, Powder, e a assinatura de contrato com uma grande gravadora, a Capitol Records. Logo depois do final da turnê, Warren Cooke briga com os integrantes e deixa a banda, para assumir seu lugar, é chamado o amigo Peter Mosely, que participa das gravações do novo álbum.
Em 2003, a banda lança seu primeiro cd por uma grande gravadora. Ocean Avenue vendeu milhões de copias em todo o mundo e levou a banda para um nível nunca antes imaginado, com uma turnê mundial agendada a banda venceu o premio de MTV 2 no VMA 2004 e ainda chegou na final da Escolha Da Audiência, o premio mais cobiçado da festa. Logo após o lançamento do álbum, Peter Mosely sai temporariamente da banda alegando problemas pessoais, para seu lugar é chamado Alex Lewis, que grava os clipes de Way Away (primeiro a passar na MTV) e Ocean Avenue antes de deixar a banda para a volta de Pete. Durante a turnê a banda gravou o show na Eletric Factory, para lança-lo em 2005, no DVD Beyond The Ocean Avenue, o primeiro da história da banda.
Durante as gravações do álbum seguinte, a banda resolve por tirar o guitarrista Benjamin Harper, pois estava atrasando as gravações do CD e chegando em cima da hora para shows, porque estava sobrecarregado graças a sua gravadora, a Takeover Records. Para seu lugar foi chamado Ryan Mendez, amigo da banda e que tocava na Staring Back.
E em 24 de janeiro de 2006, a banda lançou seu mais recente álbum, chamado Lights and Sounds, que recebeu críticas positivas de todos os lugares do mundo e levou a banda para um nível mais alto do que o anterior, sendo vista não mais como uma banda qualquer de Pop-Punk, mas como a banda de Rock que eles realmente são.
No inicio da turnê, o vocalista Ryan Key enfrentou problemas nas cordas vocais, que persistiram até Key se submeter a uma cirurgia para a retirada de um cisto, e graças a isto, a banda teve de adiar a turnê e cancelar aparições na TV, o que foi ruim para as vendas do album. Nesta turnê, o Yellowcard tocou pela primeira vez na América do Sul, tocaram no Brasil, Argentina e Chile em Agosto, e voltaram em Outubro para o maior show da carreira, visto por 40.000 pessoas, em São Paulo.
Em 2007 a banda lançou seu novo disco, Paper Wals, que foi bem aclamado cítica, que defende o 'amadurecimento da banda', atualmente em turnê americana com Blue October. No dia 17 de setembro de 2007 o baixista Peter Mosely declara oficialmente em nota no Myspace seu desligamento total da banda, e Joshua Portman da banda Near Miss foi chamado para assumir o posto do baixista.
A banda entrou em "hiato" em 2008, e só voltaram a dar sinais de vida em Agosto de 2010, quando informaram os fãs que iam voltar ao estúdio e gravar um álbum novo. Informaram tambem que Sean O'Donnell ia ser o novo baixista.
O album "When You're Through Thinking, Say Yes" saiu a 21 de Março de 2011, e com ele a banda fez uma tour mundial, atuando nos 4 cantos do planeta, passando pelo Brasil e Portugal.
O fim
Em 25 de junho de 2016, o Yellowcard anunciou em seu site que, após tocar na Vans Warped Tour, a banda acabaria. A música "Ocean Avenue" foi a última que eles tocaram ao vivo.
No dia 12 de abril de 2017, o último clipe da banda, "A Place We Set Afire", foi lançado.
Membros
* Ryan Key - vocal, guitarra
* Ryan Mendez - guitarra
* Longineu Parsons III - bateria
* Sean Mackin - violino, vocal
* Joshua Portman - baixo
Ex-Membros
* Ben Dobson
* Todd Clarry
* Warren Cooke
* Alex Lewis
* Sean O'Donnell
* Ben Eric Harper
* Peter Mosely
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.