Whitney Elizabeth Houston (9 de agosto de 1963 - 11 de fevereiro de 2012) foi uma cantora e atriz norte americana. Apelidada de The Voice por sua incrível habilidade vocal, era classificada como Mezzo-soprano Dramático, com um registro vocal de 4 oitavas, sendo suas principais características os melismas e vibratos. Whitney foi a 2ª artista mais premiada de todos os tempos, conquistando 425 prêmios em toda sua carreira. Houston é a artista feminina mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, trinta e um Billboard Music Awards, 22 American Music Awards. Whitney também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.
Nascida na cidade de Newark, estado de Nova Jérsei (EUA), Whitney começou a cantar aos 11 anos no coro gospel de uma igreja batista em Newark e mais tarde acompanharia sua mãe Cissy Houston, que já era cantora, em alguns shows. Foi em 1983, em uma de suas apresentações com a mãe que Whitney foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Seu álbum de estréia auto intitulado, lançado em 1985, se tornou o álbum de estréia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas e seu segundo álbum, "Whitney" lançado em 1987, tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200.
A última aparição pública de Whitney Houston foi na festa do Pré-Grammy em Hollywood, no dia 09 de fevereiro de 2012. No dia 11 de fevereiro de 2012, ela foi encontrada morta em uma banheira do hotel Beverly Hilton. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.