Utada Hikaru

Utada Hikaru

Internacionais

Utada Hikaru, nascida no dia 19 de Janeiro de 1983 em Nova York, Estados Unidos ? também conhecida por seus fãs como Hikki (????), é uma famosa cantora, compositora e produtora musical americana, com carreira focada no Japão. É umas das maiores artistas do Japão e da Ásia. Já vendeu mais de 52 milhões de álbuns pelo mundo (35 milhões no Japão) e 38 milhões de singles. É dona do álbum mais vendido na história do país, First Love, lançado em 1999, que vendeu mais de 10 milhões no mundo e 8,5 milhões apenas no Japão.

Canta desde 1993. Apesar de ter nascida em Nova York, seus pais são japoneses com raízes na indústria fonográfica. Seu pai, Teruzane Utada, é produtor musical, e sua mãe, Junko Utada, foi uma famosa cantora enka (ritmo tradicional japonês) que gravava suas músicas com o pseudômio ???.

É conhecida mundialmente por suas contribuições na série de jogos "Kingdom Hearts", da Square Enix, que reúne personagens da "Disney" e da série de jogos "Final Fantasy". Apresentou no primeiro jogo da série a canção ?, conhecida como Simple And Clean em sua versão inglesa. Também cantou Passion, junto da versão inglesa Sanctuary, no segundo jogo.

Nasceu em Nova York, mas mudou-se para Tóquio no final de 1998. Cursou a "Seisen International School", e mais tarde a "American School In Japan", enquanto continuava a gravação em um novo contrato com Toshiba-EMI.

Tão natural quanto o filho de um sapateiro pega as ferramentas de seu pai, compôs e gravou sua primeira música aos 11 anos. Aos 13, gravou seu primeiro álbum solo em inglês voltado para o mercado americano sob o pseudônimo Cubic U, Precious, com back vocal de seus pais. Ela escreveu e compôs a maioria das músicas, ao mesmo tempo que a música principal, Close to You, era um cover dos The Carpenters. O álbum infelizmente nunca foi lançado nos EUA devido a crise financeira da Toshiba-EMI, mas foi lançado no Japão e fez grande sucesso. Algum tempo depois, um produtor musical da Toshiba-EMI casualmente perguntou se ela era capaz de escrever músicas em japonês. Sua resposta viria com a primeira gravação de seu álbum de estreia, First Love, que vendeu mais de 10 milhões de cópias desde seu lançamento em 1999.

No Japão, rapidamente conquistou notoriedade pela falta de exposição na mídia, devido as suas prioridades acadêmicas (colegial). Ela deixou a Universidade de Columbia, optando pela intensidade de sua carreira ao invés de sua vida no campus. "Eu percebi que sempre sabia exatamente o que queria fazer. E pela primeira vez, eu conscientemente escolhi fazer música como profissão integral. Talvez eu volte à universidade quando for avó". Foi a artista mais nova da história a participar do MTV Unplugged, com apenas 19 anos, surpreendendo a todos com sua naturalidade, estilo forte, arranjos harmoniosos e um cover da música With or Without You, do U2. Por enquanto ela prefere fazer a maioria do seu trabalho sozinha com seu laptop e teclado, arranjando, compondo, e escrevendo suas músicas.

Em junho de 2002, se casou com o diretor de fotografia Kazuaki Kiriya, que dirigiu diversos de seus clipes e fez fotografias de vários álbuns e singles de Utada. Seu próximo passo seria ganhar o mundo, o Japão já era muito pequena para os sonhos de Utada e em 2004 ela lança pela gravadora Island Records, apenas como Utada, o álbum Exodus, totalmente em inglês (sua língua-mãe) e no estilo dance e R&B, que fez sucesso no mundo underground nos EUA e Reino Unido, e passa meio desapercebido na Europa, devido à baixa divulgação. Já no Brasil, onde esse mesmo álbum foi lançado pela gravadora Universal Music, teve sua primeira tiragem esgotada em pouco tempo. Foram mais de 10.000 unidades vendidas em 2 semanas, mas nem isso foi o suficiente pra que os clipes da cantora fossem exibidos na MTV brasileira.

Em 2006, voltou ao Japão para uma nova turnê, chamada Utada United 2006, iniciada em 30 de junho de 2006 (cerca de uma semana após o lançamento do álbum ULTRA BLUE) e terminada em 12 de setembro de 2006, após as performances em Yoyogi. Além de seu trabalho japonês, a setlist da turnê incluiu algumas canções de seu álbum americano Exodus. As datas foram anunciadas todas cumulativamente, e a venda de bilhetes começaram em 28 de maio de 2006 com a maioria dos ingressos esgotados em menos de duas horas. No mesmo ano ela ainda lançou o single, ?????, cuja música foi tema de abertura do programa infantil da NHK "Minna no Uta". Este single surpreendeu em vendas, foram mais de 100.000 cópias vendidas. Também foi lançado o DVD da Utada United 2006 no dia 20 de dezembro de 2006, para a alegria dos fãs que não puderam assistir aos shows.

No dia 28 de fevereiro de 2007, foi lançado o single Flavor Of Life, cuja versão balada é tema da segunda fase do drama (novela japonesa) "Hana Yori Dango", e devido à alta audiência do drama, o single teve enorme repercussão no Japão, conseguindo chegar ao #1 na ORICON durante 3 semanas, sendo seu single mais bem vendido desde COLORS. Flavor Of Life vendeu mais de 7.700.000 downloads digitais, quebrando o recorde de música mais baixada mundialmente naquele ano.

No dia 3 de fevereiro, se separou de Kazuaki Kiriya, com quem foi casada durante 4 anos e meio, alegando não haver comunicação entre ambos. A separação foi pacífica e Kazuya pediu aos fãs que continuassem apoiando a cantora.

Com o sucesso de Flavor Of Life, Utada partiu para novos projetos na carreira musical, como o lançamento do single double A-side Beautiful World / Kiss & Cry, lançado dia 29 de agosto de 2007 no Japão. Beautiful World é tema do filme animado de Evangelion, ?Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone?. Já Kiss & Cry é tema do comercial de ?FREEDOM? da Nissin Cup Noodles. O single também inclui uma nova versão da canção Fly Me To The Moon (In Other Words).

Em 25 de setembro de 2007, Utada declarou no seu blog que está em Nova Iorque conversando com produtores e executivos da Island Records sobre o segundo álbum em inglês.

No dia 20 de fevereiro de 2008, foi lançado o single HEART STATION / Stay Gold, que ficou em #3 no ORICON, mas conseguiu pegar o #1 no ranking da renomada Billboard japonesa. Um novo álbum japonês, intitulado HEART STATION, foi lançado dia 19 de março de 2008, trazendo todos os singles lançados após o ULTRA BLUE, além de faixas inéditas, onde Utada demonstra composições mais sinceras e um álbum com grande variedade de estilos. Foi lançado como último single do álbum a canção Prisoner Of Love, que foi usada como tema do drama ?Last Friends".

Em 2009, lançou seu seu segundo álbum em inglês como Utada, This Is The One, cujo o primeiro single Come Back To Me, foi lançado nas rádios americanas em 10 de fevereiro de 2009, também estando disponível como single digital no mesmo dia na loja virtual do iTunes.

Utada também forneceu a música tema para o novo filme "Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance", um remix da música Beautiful World chamado Beautiful World -PLANiTb Acoustica Mix-, lançado como single digital em 27 de junho de 2009, mesma data de lançamento do filme no Japão.

Em dezembro de 2009, Utada lançou o segundo single do álbum This Is The One nos Estados Unidos, Dirty Desire. Em 2010, Utada realizou sua primeira tour internacional em suporte ao álbum This Is The One, chamada Utada: In The Flesh 2010, que teve início no dia 15 de janeiro no Havaí, e passou por mais datas nos Estados Unidos e duas datas na Inglaterra, finalizando no dia 12 de fevereiro.

Em agosto de 2010, Utada declarou que fará uma pausa em sua carreira a partir de 2011 por tempo indeterminado e que antes disso lançaria uma segunda coletânea com seus maiores sucessos em japonês, incluindo mais 5 músicas inéditas, chamado Utada Hikaru SINGLE COLLECTION VOL.2. Em 9 de outubro, Utada lançou o primeiro single do álbum, Hymne a l'amour ????????, um cover da canção de Edith Piaf, que mistura as letras originais em francês com letras escritas em japonês por Utada. No dia 3 de novembro, foi lançado o segundo single do álbum, Goodbye Happiness, canção que conseguiu alcançar o primeiro lugar no ranking da Billboard Hot 100 Japan.

No mesmo dia do lançamento do Utada Hikaru SINGLE COLLECTION VOL.2, foi lançado o álbum Utada the Best, outra coletânea lançada pela Universal Music Japan contendo músicas dos álbuns em inglês Exodus e This Is The One, além de remixes. O álbum foi lançado sem a autorização de Utada, marcando o fim da relação entre a cantora e a gravadora.

No dia 8 de novembro, Utada e a gravadora Toshiba-EMI anunciaram oficialmente que deixou a Island Records para assinar um contrato global com a gravadora EMI Music, que antes só cuidava dos lançamentos de Utada no Japão. A partir de agora, todos os lançamentos internacionais serão lançados sobre o nome completo de Utada, Utada Hikaru.

Nos dias 8 e 9 de dezembro, foram realizados os shows de despedida de Utada chamado WILD LIFE. O show do dia 8 foi exibido em tempo real em 30 cinemas do Japão, e gratuitamente no site Ustream, tendo sido assim possível para os fãs fora do Japão assistirem ao show ao vivo.

O canal de TV NHK estreou um documentário sobre Utada em 15 de Janeiro de 2011, intitulado Utada Hikaru ???????, um documentário com as performances de estúdio de Show Me Love (Not A Dream) e Goodbye Happiness, bem como alguns clipes das performances em WILD LIFE. Ele também inclui uma entrevista pós-WILD LIFE com o anfitrião do J-Wave, Chris Peppler, onde Utada conta sobre a decisão de entrar em hiato bem como o que ela planeja fazer. Ela afirmou que deseja fazer trabalho voluntário no exterior e também viajar. Também afirmou que continuaria a escrever música durante o seu hiato. Mais tarde, foi revelado que o documentário seria exibido internacionalmente, especificamente nos Estados Unidos em 12 de fevereiro de 2011 e na Europa em 2 de fevereiro de 2011, no canal NHK (TV Japan na América e JSTV na Europa).

O lançamento do DVD e Blu-ray de WILD LIFE foi confirmado e inicialmente previsto para 6 de abril de 2011. No entanto, em 24 de março de 2011, Utada twitou que tanto o lançamento do DVD como o do Blu-ray foram adiados, devido ao terremoto resultando em tsunami no Japão que danificou as fábricas de discos. O DVD foi lançado em 20 de abril de 2011, o Blu-ray em seguida menos de um mês depois em 8 de maio.

Em 7 de dezembro de 2011, o site Recochoku atualizou seu gráfico anual de downloads e prêmios com Utada Hikaru SINGLE COLLECTION VOL.1 sendo o segundo álbum mais baixado de 2011.

Em 10 de dezembro de 2011, Utada agradeceu aos seus fãs via twitter pelo décimo terceiro aniversário de sua estréia japonesa. Ela postou em japonês: "Ontem foi o 13º aniversário do meu debut! Apesar de eu estar em hiato já há um ano, eu recebi um monte de parabéns, muito obrigada ?(`(?)´)??? !!"

Em outubro de 2012, Utada foi hospitalizada por nove dias, pois estava fazendo parte a peregrinação Kumano Kodo em 26 de setembro, quando seu pé esquerdo ficou ferido. Em vez de parar, porém, ela continuou a caminhada por 3 dias com a lesão, a fim de terminar a peregrinação. O músculo do tornozelo lesionado foi rasgado e os ligamentos do pé foram danificados.

Apesar do seu hiato, em 16 de novembro de 2012, a conta de Utada no YouTube enviou um vídeo intitulado ???. A canção é o mais novo single de Utada. O single foi co-escrito com Paul Carter e dirigido por Naomi Kawase, vencedora do "Cannes International Film Festival Grand Prix", e foi lançado digitalmente em 17 de novembro de 2012. Um DVD do single foi lançado em 26 dezembro de 2012. ??? é a música-tema do novo filme de Evangelion, "Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo".

Em 21 de março de 2013, Utada anunciou seu retorno como DJ de rádio, com o show "KUMA POWER HOUR", que irá ao ar via INTER FM. O primeiro episódio iá ao ar em 16 de abril, começando às 10:00 pm. Em dezembro de 2013, a Universal Music lançou o vídeo da tour Utada: In The Flesh 2010 no iTunes e anunciou um relançamento do primeiro álbum japonês, First Love, incluindo uma edição especial que contém o álbum original remasterizado, instrumentais das faixas, demos e um DVD como o primeiro show de Hikaru no Japão, LUV LIVE. Em dezembro de 2014, Universal Music Japan lançou um álbum em tributo a carreira de Utada, chamado Utada Hikaru no Uta. O álbum contém as canções de Utada cantadas por intérpretes famosos como AI, Ayumi Hamasaki, Peabo Bryson, Ringo Shiina, e mais.

Em 3 de julho de 2015,via seu blog pessoal, Utada revelou ter tido dado a luz ao seu filho, sem dar maiores detalhes. Com esse anúncio, ela anunciou estar gravando um álbum desde o período de gravidez. Em janeiro de 2016, foi revelado que uma nova canção de Utada será usada como tema do drama da NHK ''Toto Nee-Chan'', que vai ao ar em 4 de abril de 2016. A canção se chama "Hanataba wo Kimi ni"("Um Buquê para Você"). Outra música, chamada "Manatsu no Tooriame", foi anunciada para ser tema do telejornal NEWS ZERO, começando no mesmo dia que o drama. Ambas as músicas estão sendo lançadas como single digital no dia 15 de abril, assim como seus respectivos videoclipes.

O 6º álbum japonês de Hikaru, chamado de Fantôme (fantasma, em francês),em sua data de lançamento marcada para o dia 28 de setembro, e incluirá os 3 últimos singles lançados pela cantora. O álbum repetiu o sucesso de seus álbuns anteriores, alcançando o topo das paradas no Japão e o topo no iTunes de mais 7 países. O álbum alcançou a posição número 3 no iTunes americano.

Em 9 de fevereiro de 2017, Utada anunciou sua mudança para a gravadora Sony Music Entertainment, no sub-selo Epic Records. Em 10 de julho de 2017, foi lançado o primeiro single da cantora na gravadora, "Oozora de Dakishimete", feito para o comercial de água mineral Suntory. Em 28 de julho, foi lançado o segundo single, "Forevermore", tema do dorama Gomen, Aishiteru. Em 8 de dezembro, será lançado o single "Anata", tema do filme DESTINY Kamakura Monogatari.

Em 2018, foram lançados os singles "Play A Love Song" em 25 de abril de 2018, para mais um comercial da água mineral Suntory, e "Hatsukoi" em 30 de maio, para o dorama Hana Hochi Nare, sequencia de Hana Yori Dango 2. O sétimo álbum japonês de Utada, chamado Hatsukoi, foi lançado no Japão em 27 de junho de 2018 pela Sony Music Japan e pela subgravadora Epic Records. No mesmo ano, Utada foi a vencedora do prêmio "Best Album of the Year" da MTV Japan com o álbum Hatsukoi.

"Hikaru Utada Laughter in the Darker Tour 2018", é como se chamará a turnê nacional da Utada. Uma tour em suporte ao álbum, acontecerá no Japão entre novembro e dezembro do mesmo ano, para celebrar o 20º aniversário de carreira da cantora.

Em 2018, foi confirmado uma nova música da Utada com participação de Skrillex & Poo Bear, que se chamará "Face My Fears" que será a música de abertura do jogo Kingdom Hearts 3. O single tem data de lançamento para o dia 18 de Janeiro de 2019, em versões em inglês e japonês, juntamente com as canções Chikai (que foi originalmente incluída no álbum Hatsukoi) e a versão em inglês, "Don't Think Twice" , tema de encerramento do jogo. Este será também o primeiro single físico que Utada lançará em 11 anos, e o primeiro lançamento com canções originais em inglês desde o álbum This Is The One em 2009. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.