Toto

Toto

Pop Rock Internacional

Toto é uma banda de rock progressivo norte-americana, formada em 1976 em Los Angeles, que cantou clássicos como Rosanna e Africa.


O Toto iniciou-se em Los Angeles em 1978, com a formação: David Paich (teclados e vocal), Steve Lukather (guitarra, vocal), Bobby Kimball (vocal), Steve Porcaro (teclado), David Hungate (baixo) e Jeff Porcaro (bateria). Os Irmãos Porcaro são filhos do percussionista Joe Porcaro. Os outros membros da banda conheceram-se na faculdade e em sessões de estúdio, na década de 70, quando formaram a banda. Paich, Hungate e Jeff Porcaro escreveram canções e assim gravaram seu primeiro disco, "TOTO", álbum de 1978 que rendeu-lhes expressiva vendagem.

A combinação entre rock e a híbrida essência que a banda tinha marcou seu primeiro disco. O album alcançou o Top Ten, com mais de dois milhões de cópias vendidas. "Hold the Line" foi o primeiro single da banda. Em seguida viriam "Hydra", em outubro de 1979, e voltam em janeiro de 1981 com "Turn Back", este menos bem sucedido.

"Toto IV", de abril 1982, com os hits "Africa" e "Rosanna" (nome da namorada de Steve Porcaro, a atriz Rosanna Arquette) e "I Won't Hold You Back" novamente levaram o Toto ao Top Ten. No Grammy 1982, "Rosanna" ganhou como melhor canção do ano, melhor performance vocal e como melhor arranjo instrumental; "Toto IV" ganhou como album do ano e também como melhor produção e melhor gravação.

Em 1984, um terceiro irmão de Porcaro, Mike, junta-se ao grupo no baixo, substituindo Hungate. Bobby Kimball também sai, dando lugar a Fergie Frederiksen. O quinto album do Toto, "Isolation", foi ouro, mas foi um desapontamento comercial.

Frederiksen foi substituído por Joseph Williams, em "Fahrenheit", de 1986, álbum que lançou o clássico "I'll be over you", sempre presente em coletâneas Flash Back. Steve Porcaro sai em 1988, antes do lançamento do sétimo album. A banda lança "The Seventh One" em 1988, responsável por emplacar os hits "Pamela" e "Stop Loving You". Em 1990, Jean-Michel Byron substitui Williams nas novas gravações para "Past To Present 1977-1990".

Jeff Porcaro morre de ataque no coração em 1992, mas já havia gravado o próximo álbum do grupo, "Kingdom Of Desire". A partir deste álbum, Steve Lukather assume o microfone da banda. Por todo este tempo, Toto teve maior aceitação no Japão e Europa do que em sua casa. Para substituir o grande baterista Jeff Porcaro, Simon Phillips, inglês, entra na banda. A turnê de "Kingdom of Desire" foi registrada no ao vivo "Absolutely Live", de 1993, onde a banda ainda encerra o show com um presente aos fãs: "With a Little Help from my Friends", clássico dos Beatles.

"Tambu", lançado na Europa em 1995, só apareceu nos EUA em junho de 1996. O álbum é lembrado pelos fãs pela marcante "Drag Him to the Roof". Em 1997, Bobby Kimball retornou ao grupo, após um hiato de quase 15 anos. O grupo grava então o álbum "Toto XX: 1977 - 1997", que traz em seu track list composições marcantes como "Right Part of Me" e "Tale of a Man".

Em 1999, gravam "Mindfields", que firmou e festejou ainda mais o retorno de Kimball à banda, através de músicas já consideradas clássicos, como "Cruel" e "Caught in the Balance". O ao vivo "Livefields" marcou essa turnê, recheado com um set list bastante interessante, por trazer pouquíssimos clássicos ("Hold the Line", por exemplo, só se faz presente na versão bônus) e muitas músicas mais experimentais.

O Toto permaneceu inativo até 2002, quando lançaram "Through the Looking Glass", álbum de covers que não animou tanto os fãs. Sua turnê, porém, foi um absoluto sucesso, por comemorar os 25 anos da banda. Essa turnê foi registrada nos CD e DVD "25th Anniversary - Toto: Live in Amsterdam".

Após mais um pequeno hiato, o Toto grava, em 2007, "Falling in Between", álbum que surpreendeu por ser o mais pesado da carreira do Toto, com algumas músicas podendo ser classificadas até mesmo como Heavy Metal (como é o caso da faixa-título). Para este álbum, foi chamado o experiente Greg Phillinganes, responsável por trabalhar com Eric Clapton e Michael Jackson, entre outros. Greg substituiu David Paich, que precisou se ausentar para cuidar de um parente doente. O mesmo ano marcou a tão esperada primeira (e até agora única) passagem do Toto pelo Brasil, num projeto do Greenpeace que também trouxe Kenny Rodgers às terras tupiniquins.

Em 2008, o Toto lança o CD duplo e o DVD "Falling in Between Live", gravados na França. O DVD surpreende pelo repertório (recheado com quase todos os clássicos absolutos do Toto presentes), pela presença de Tony Spinner como segundo guitarrista (ele também canta - de maneira fantástica - o clássico "Stop Loving You") e pelo carisma, voz e técnica de Greg Phillinganes, que usa de maneira fantástica quatro teclados ao mesmo tempo (!) e não precisa de um segundo tecladista no palco (coisa que David Paich fazia com frequência). Mike Porcaro também não está presente e em seu lugar aparece o grande músico de estúdio Leland Sklar (famoso principalmente por seu trabalho ao lado de Phil Collins). O final de 2008 é marcado pelo triste comunicado de Steve Lukather sobre o fim do Toto e sua insatisfação em ter de tocar as mesmas músicas todas as noites, em relato que chocou os fãs.

Em meados de 2010, o Toto retornou com uma nova formação. Foi então revelado o verdadeiro motivo da ausência de Mike Porcaro no projeto "Falling in Between": o baixista estava sofrendo de esclerose lateral amiotrófica, o que o impede de tocar seu baixo. Steve Lukather diz que o retorno do Toto é apenas para angariar fundos em prol da doença de Porcaro. Para esta nova empreitada, são chamados: Joseph Williams para assumir os vocais (muitos fãs gostaram, mas a maioria ficou triste com a nova saída de Bobby Kimball), Nathan East no baixo (Nathan ficou famoso por trabalhar durante anos com Eric Clapton - é possível conferir seu trabalho no DVD "One More Car, One More Rider", lançado em 2001 por Clapton), David Paich (que retornou após a morte de seu parente doente), Simon Phillips e Steve Porcaro (que finalmente voltou à banda, assumindo os teclados junto com Paich). Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.