Tom Dice (Tom Eeckhout) nasceu em 1989 na cidade Eeklo (Bélgica). Os seus pais, grandes melómanos, incentivaram-no desde sempre a estudar música, tendo-lhe oferecido o seu primeiro instrumento musical aos 8 anos: uma viola clássica. Para espanto dos seus progenitores, Tom tornou-se imediatamente um autodidacta, aprendendo a tocar este instrumento correctamente com apenas 11 anos de idade.
Pelos dotes demonstrados até aquela altura, os seus pais inscreveram-no no conservatório local, onde teve lições de viola, tendo-se tornado um virtuoso instrumentista. Um ano após o seu ingresso no conservatório, Tom compôs o seu primeiro tema.
É na adolescência que se auto-intitula um cantautor, passando a compor todos os temas que interpreta nos bares de Eeklo, onde entretanto começou a actuar às sextas-feiras e sábados à noite. Na composição, Tom sente-se influenciado por bandas e autores anglo-saxónicos como Gavin DeGraw, Taylor Swift, Tyler Hilton, Damien Rice, Placebo e System of a Down.
Em 2005, em pareceria com alguns colegas seus do conservatório, formou a banda rock The Dice. Ao longo dos 3 anos seguintes, encontraram-se periodicamente, criando covers de temas rock anglo-saxónicos da década de 70, 80 e 90. Esses mesmos covers seriam interpretados pela banda em vários festivais musicais juvenis organizados na Flandres e em bares locais.
Em 2008 concorreu à edição belga do concurso de talentos X-Factor. Em poucas edições tornou-se um dos elementos favoritos do público e do júri. A sua popularidade foi crescendo todas as semanas, especialmente devido às suas interpretações de temas como Bleeding love (original de Leona Lewis), Wonderwall (Oasis), Seven days (Craig David) e Too late (tema da sua autoria).
O programa alcançou um sucesso sem precedentes no país, sendo Tom um dos seleccionados para a final. Numa emocionante gala final, Tom acabou por alcançar um honroso segundo lugar.
Por esta altura editou o seu primeiro single, Bleeding love, que é muito bem aceite pela crítica e pelo publico, permanecendo 12 semanas no Top 50 Ultratop.
A sua capacidade vocal e as suas interpretações no X-Factor 2008 levaram a que os responsáveis do canal VRT o convidassem para representar a Bélgica no ESC 2010. Me and my guitar foi o tema composto especialmente para o certame e será aquele que defenderá as cores da bandeira belga em Oslo.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.