Tokyo Police Club é uma banda de indie rock de Newmarket, Canadá, formada por Dave Moks (vocais/baixo), Josh Hook (guitarra/percussão), Graham Wright (teclados/vocais) e Greg Alsop (bateria/percussão).
O grupo começou por acaso num dia em que, num bairro de Newmarket, Greg, Josh, Dave e Graham sentiram falta de fazer música juntos, tendo terminado a sua primeira banda meses antes. Os quatro se juntaram no apartamento de Josh, ligando instrumentos e criando canções quase que casualmente, sem objetivo algum, mas revivendo a magia de quando faziam música juntos. Logo o verão chegou, TPC começou a fazer alguns shows na região de Toronto, shows em que, as poucas pessoas que iam, ficavam admiradas com o que viam. A banda poderia acabar ali, com os garotos preparando-se para se separar e seguirem seu caminho pelo outono, quando o destino interveio em forma de um convite para tocar no festival Pop Montreal. Empacotando seus instrumentos e namoradas em um pequeno quarto universitário, TPC passou uma semana imerso em música, passando dias calmos sonhando pelas ruas de Montreal e noites ensaiando a todo volume nas menores salas, estreiando com estilo, num show esgotado, tocando para uma audiência realmente interessada. Algumas semanas depois, os quatro concordaram que era hora de partir o coração de suas mães e perseguir o mais ardiloso dos sonhos: uma carreira no mundo musical.
Os garotos foram direto aos negócios, tocando uma série de shows em Toronto, e ganhando uma reputação exuberante por shows ao vivo, cheios de energia e incontroláveis. Em janeiro, no mesmo dia em que Dave voltaria de vez para a Universidade, TPC assinou contrato com a reconhecida marca de Toronto, Paperbag Records, para lançar seu EP de estréia no Canadá. Em 27 de abril de 2006, A Lesson in Crime foi lançado nos EUA e Canadá (12 de Fevereiro, 2007, lançado no Reino Unido), e a banda passou os meses seguintes na estrada, trazendo sua marca otimista do inocente post-pop para audiências ao redor do Canadá, EUA e Europa, fazendo novos amigos pelo caminho.
Ao responder a críticas de A Lesson In Crime ser muito curto (16:22), Graham Wright teve isto a dizer numa entrevista para a Ukula: "É muito rápido, rápido, rápido, um, dois, três. Algumas canções não têm muito tempo e o álbum não tem muito espaço para respirar, mas acho que no caso de um EP isto é muito bom".
O EP The Smith veio em 14 de Fevereiro de 2007. Em 20 de Julho de 2007, no meio da turnê, em Omaha, Nebrasca, a banda anunciou o acordo com a gravadora Saddle Creek Records (De Omaha) durante um show ao vivo na casa de eventos da mesma, para lançar o seu primeiro álbum, de nome Elephant Shell, que saiu em abril de 2008.
Então, o que exatamente é Tokyo Police Club? Talvez EYE Weekly definiu-os da melhor forma quando escreveu "Tokyo Police Club é com certeza pegante e cru, casando balanços dançantes com letras de super robôs e emergências globais, trazendo uma agradável coleção de músicas para nossos tempos difíceis". Pessoalmente, no entanto, prefiro a definição da Explaims que "de algum jeito, as inofensivas e profundas subdivisões de Newmarket, Ontario, deram luz a um feroz quarteto cheio de melodia." Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.