The Horrors são uma banda britânica de garage rock, formada em 2005, em Southend, Inglaterra.
No começo dos anos 2000, em uma das várias viagens para Londres, Rhys Webb conheceu Faris Badwan e Tom Cowan que tinham gostos musicais parecidos com o dele (Rock de Garagem dos anos 60-70 e Post-Punk). Em 2005 os três decidem formar uma banda com Joshua Third e Joseph Spurgeon, aonde as principais influências seriam Birthday Party e Bauhaus.
Obs: A banda foi formada no Southend-on-Sea Junk's Club, um clube underground fundado por Rhys Webb e Oliver Abbott.
Primeiras Aparições - 2005
A primeira apresentação ao vivo do The Horrors foi no dia 16 de Agosto de 2005 em um Pub de Londres chamado The Spread Eagle.
O The Horrors começou a ter um pequeno reconhecimento da mídia e do público com o single "Sheena Is a Parasite". Porém, com uma apresentação no 100 Club - casa de música consagrada de Londres - e com uma aparição na capa da NME, a popularidade da banda viria a aumentar bastante. Como resultado dessa exposição, o Horrors tocou no "NME Awards Indie Rock Tour" no início de 2007, aonde conseguiria atingir um público razoavelmente grande.
Strange House - 2007
#37 das paradas do Reino Unido no ano de seu lançamento, o álbum de estréia do The Horrors - Strange House - foi bem recebido pela crítica.
Strange House abriu as portas do mundo para o The Horrors. Com o disco, a banda começou a ser bem conhecida na mídia, por consequencia disso, foram convidados para se apresentarem em vários festivais importantes do mundo como o Glastonbury, Reading e o Summer Sonic Festival in Japan.
O Strange House é marcado pelo seu rock de garagem, lembrando muito o começo da carreira do Joy Divsion.
Curiosidades:
- Em todos os festivais em que o The Horrors se apresentou, eles tocaram "No Love Lost" do Joy Division.
- O The Horrors também estrelou na comédia de televisão The Mighty Boosh, sob o pseudônimo "The Tubes Black".
Primary Colours - 2009
Com produção de Geoff Barrow (Protishead), o segundo álbum de estúdio - Primary Colours - foi #25 das paradas britânicas. O disco foi um dos 12 indicados para 'melhor álbum do ano' no Mercury Prize.
Primary Colours também foi nomeado o melhor álbum de 2009 pela NME.
Com todo o sucesso de Primary Colours, o The Horrors ganhou um grande respeito da crítica e de outros artistas.
Diferente do primeiro álbum, o Primary Colours é mais "leve". Um dos grandes destaques do disco é a guitarra sintetizada de Joshua, que está presente em todas as músicas.
Curiosidades:
- Damon Albarn (Gorillaz e Blur) convidou o The Horrors para fazer uma participação em uma das músicas do álbum Plastic Beach do Gorillaz.
- O Nine Inch Nails divulgou em seu próprio site o lançamento do vídeo clipe de Mirror's Image. Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails, explicou o seguinte: "Nós estamos muito honrados em estrear o novo vídeo de um dos nossos grupos favoritos, The Horrors."
Skying - 2011
Skying, lançado no dia 11 de julho de 2011, é o terceiro disco de estúdio do The Horrors.
O álbum superou o seu antecessor, Primary Colours, nas paradas britânicas, chegando a 5º posição.
Para a composição deste disco, o The Horrors buscou uma forte influência nas bandas dos anos 80, como: My Bloody Valentine e Sonic Youth. Joshua dizia estar obcecado por essas bandas.
Em muitas resenhas, o Horrors chega até a ser comparado aos pioneiros do Britpop, The Stone Roses e Happy Mondays.
O som de Skying é mais calmo que o próprio Primary Colours.
Curiosidades:
-Skying foi o primeiro disco que teve total produção da própria banda.
Trabalhos Paralelos
Spider and The Flies - 2007 e 2009
O "Spider And The Flies" é um projeto paralelo de Rhys Webb e Tom Cowan. O primeiro trabalho da dupla foi em 2007 com o lançamento do EP "Metallurge".
Em 2009 eles também lançaram o "Something Clockwork This Way Comes".
O projeto é puxado só para a eletrônica.
Cat's Eyes - 2011
Faris Badwan formou junto com Rachel Zeffira (uma soprano que também toca diversos instrumentos) o Cat's Eyes. O primeiro álbum da dupla foi lançado no dia 11 de Abril de 2011, intitulado, assim como o nome do grupo, Cat's Eyes. O disco foi muito elogiado pela crítica.
Segundo Badwan, o projeto terá sequencia. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.