Steve Vai

Steve Vai

Internacionais

Steven Siro Vai, mais conhecido por Steve Vai (Nova Iorque, 6 de junho de 1960) é um guitarrista, compositor e produtor musical estadunidense. Conhecido por ser um guitarrista virtuoso, Steve Vai é considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores guitarristas do mundo.

Em outubro de 2012, a revista Guitar World abriu uma votação entre seus leitores para elencar os 50 guitarristas mais rápidos da história. Steve ficou na 4a posição.[1]

Em Setembro de 2015, a renomada revista Guitar Player Brasil (edição #233) comentou que "nos últimos 35 anos, poucos guitarristas tiveram tanta capacidade de se reinventar quanto Steve Vai. A cada trabalho lançado, algo novo foi apresentado, seja em termos técnicos e de composição ou na abordagem do instrumento e na busca por ir além do que já havia percorrido até então. Como um atleta procurando um melhor desempenho, Vai usou os limites como ponto de partida para novas descobertas."[2]

Detentor de 3 prêmios Grammy (o primeiro foi recebido em 1994), além de inúmeras indicações ao mesmo prêmio, em 18 setembro de 2009, Vai recebeu do Musicians Institute (MI) o título de doutor em música[3].

Steve Vai não só inspirou inúmeros músicos de todo o mundo, como desempenhou um papel importante na evolução do rock moderno, ele também incorpora ideais do MI, do artista-educador, que combina a busca incessante de sua visão criativa com um senso de responsabilidade por tutoria a próxima geração.

Enquanto crescia, o jovem Steve começou a se interessar pelos guitarristas famosos da época, como Jimi Hendrix e Jimmy Page o que o levou a aprender a tocar guitarra em 1974. Por indicação de um amigo chamado John Sergio começou a fazer aulas particulares com Joe Satriani. Steve bateu na porta do Satriani com um violão na mão e um pacote de cordas na outra, dizendo que gostaria de aprender a tocar. O novo aluno logo se destacou. Uma vez, perguntado sobre o aluno Steve Vai, Satriani respondeu:

?Eu pensava comigo: Este cara deve ter um par de músculos extras ou alguns tendões a mais nas mãos![4]?
Em 1977, aos 17 anos, gradua-se na renomada Berklee School Of Music, seguindo, assim, os mesmos passos de seu mestre, Joe Satriani.

Quando Vai foi aceito na ?Berklee?, seu pai vendeu sua apólice de seguro de vida para pagar a taxa de matrícula. Vai graduou-se na ?Berklee? em 1979 e em 2000 foi premiado com um diploma de doutor honoris causa em música pelo colégio.

?"Tive realmente sorte de ter uma família que apoiou-me a ir para a faculdade para prosseguir a música. Meu pai especialmente estava lá, pagando as aulas de guitarra e, em seguida, dirigindo-me para Berklee, não importa onde ou quando. Tenho para com minha família uma dívida de gratidão por tudo o que eles fizeram."?
Como músico, é possível observar influências de muitos guitarristas em suas músicas, como Jeff Beck e o guitarrista de fusion Allan Holdsworth. Ele credita o solo de guitarra da canção "Heartbreaker", do Led Zeppelin, como sua maior influência.

?"Quando eu escutei aquele solo de guitarra pela primeira vez, eu enlouqueci. Eu disse a mim mesmo: "Eu quero aprender a tocar isto. Eu tenho que aprender a tocar isto!"

Em 1967, Steve Vai e sua irmã, Lilian Vai, resolveram formar uma banda, chamada ?Hot Chocolate?, onde Steve tocava bongos e Lilian tocava violão. Foi nessa época que ele escreveu sua primeira canção, exatamente, ?Hot Chocolate?. Isso durou até seus 10-11 anos de idade.

Pouco tempo após iniciar seus estudos com Satriani, Vai se juntou a uma banda da escola, chamada ?The Ohio Express?, formada por Frank Stroshol (guitarra, vocal), Steve Vai (guitarra, vocal), Mike Herlihy (bateria, vocal) e Phil (baixista). O grupo ensaiava no porão da casa de Stroshol, mas tempos depois foram proibidos de fazê-lo e a banda terminou, sem sequer fazer um show.

Tempos depois, Vai entrou para o ?Berklee College of Music?, vindo, também, a tocar em inúmeras bandas locais.

Uma dessas bandas foi a ?Circus?, que, segundo Vai, foi uma banda muito boa que tocou as notas certas. Um de seus melhores amigos, quando ele estava crescendo, foi John Sergio (baixista). Sergio foi o responsável por abrir os horizontes de Vai musicalmente. Antes dele, Vai era estritamente um cara de ?Led Zeppelin?. Foi Sergio quem lhe apresentou bandas como ?Queen?, ?Jethro Tull?, ?Yes?, ?Emerson, Lake and Palmer? e tantas outras progressivas.

Foi com a banda ?Circus? que Steve Vai fêz sua primeira aparição pública, no ?Carle High School?.

Em 1977, Vai formou a ?Bold As Love?, com Steve Vai (guitarra), Jimmy Thomas (baixo) e Billy Sullivan (bateria). O ?Bold As Love?, foi uma banda cover de Jimi Hendrix.

Entre 1978 e 1979, Vai formou o ?Axis?, sendo a primeira banda com a qual ele tocou no ?Beklee College of Music?. O grupo era formado por Steve Vai (guitarra), Dave Rosenthal (teclados, guitarra), Eddie Rodgers (bateria) e Stu Hamm (baixo). Foi com esta banda que Vai escreveu muitas músicas que mais tarde seriam gravadas em seu álbum "Flex-Able" e outros.

Em 1979, Vai formou o ?Morning Thunder?, com as participações de Steve Vai (guitarra), Dave Rosenthal (teclados, guitarra), Eddie Rogers (bateria) e Randy Coven (baixo). Esta foi a segunda banda que ele tocou no ?Berklee College of Music?. Musicalmente o grupo foi intensamente criativo e estimulante para Vai, fazendo e ensaiando músicas o dia inteiro.[5]

Foi nesta época que Vai ouviu pela primeira vez a música de Frank Zappa.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.