Nascida a 12 de julho de 1966 em Santa Rosa de Viterbo, no interior paulista, Simone Guimarães é intérprete, compositora e instrumentista. Sua música imprime brasilidade, num flerte com o estilo moderno do Clube da Esquina.
PIRACEMA (1996), seu 1.o álbum solo, partiu da trilha sonora que ela e Paulo Jobim criaram para o documentário "O Canto da Piracema", que recebeu o prêmio Líbero Badaró na categoria Telejornalismo em 1992.
Ainda em 1996, ela participou do Songbook Tom Jobim no dueto com Paulo Jobim em ?Pato Preto?. Também em 1996, junto com Olmir Stoker ?Alemão? e Zezo Ribeiro, ela gravou o disco "Cordas Versos Cordas", que permanece inédito.
No seu 2.o álbum solo, CIRANDEIRO, contou com as presenças de Paulo Jobim, Maurício Maestro e Leandro Braga . O CD recebeu duas indicações para o Prêmio Sharp em 1997: melhor cantora e melhor arranjo. Teve sua interpretação da música-título, Cirandeiro, incluída na ?A Indomada?, novela da TV Globo, e duas músicas de sua autoria, Estrela do meu bem Querer e Brincadeira de coroar, na novela ?Serras Azuis? da Rede Bandeirantes.
Nesse caminho, Simone chamou a atenção de muita gente boa na música brasileira. Em AGUAPÉ, seu 3.o álbum solo, a artista contou com as participações de Zé Renato, Danilo Caymmi, Elba Ramalho, Ivan Lins e Maurício Maestro.
Participou do Songbook Chico Buarque em 1999 na faixa ?Desencontro? com Hélio Delmiro ao violão. Ainda neste ano, fez uma participação especial no lançamento de "Um Novo Tempo": Em dueto com Ivan Lins, ela cantou a faixa ?Ô de Casa?, de sua autoria com Sérgio Natureza.
Em VIRADA PRÁ LUA, seu 4.o álbum solo, o presente maior foi o dueto com Milton Nascimento, na faixa ?Imagem e Semelhança?.
Em 2002 ela é convidada por Milton Nascimento para participar do álbum "Pietá", onde canta três canções ao seu lado: ?Beleza e Canção?, ?Boa Noite? e ?Vozes do Vento?. O álbum foi premiado em todo o mundo.
CASA DE OCEANO, o 5.o trabalho solo de Simone Guimarães, marca sua estréia em uma nova gravadora, a Biscoito Fino, em 2003. Também grava 6º comPasso Samba & Choro, acompanhada por Juarez Moreira, com a as canções: ?Zomba?, ?Imensidade? e a nova ?Rosa Querida?.
Em 2007, Simone Guimarães lançou seu 6.o CD, FLOR DE PÃO, numa comemoração de 10 anos de carreira fonográfica, no qual é presenteada pelas participações de Milton Nascimento, Guinga, Francis Hime, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Dory Caymmi, Renato Braz e Antônio Carlos Bigonha.
O CD ganhou três indicações para a 8ª edição do Grammy Latino, e a música ?Carta à Amiga Poeta?, de sua autoria em parceria com Francis Hime, foi uma das cinco finalistas ao Grammy na categoria ?Melhor Canção Brasileira? em Língua portuguesa.
Simone participou como intérprete e compositora em mais de cem CDs. É parceira de Guinga, Francis Hime, Sergio Natureza, Juarez Moreira, Cristina Saraiva, Kiko Continentino, Jeff Gardner, André Mehmari, Yuri Popoff , Antônio Carlos Bigonha, Ana de Hollanda e Novelli.
Atualmente, grava o seu sétimo CD solo, CÂNDIDOS, no qual, pela 1.o vez, é apenas intérprete das músicas de outro compositor: Isaac Cândido. O CD terá as participações especiais de Fagner e Ivan Lins.
A refinada interpretação vocal e o estilo de suas composições - que mescla o popular e o erudito - vêm conquistando a admiração de público e crítica por todo o mundo.
Contatos: Tels: (21) 2495 0517, (21) 9626 0238
E-mails:simoneguimaraes.prod@gmail.com OU thamardearaujo@gmail.com
Discografia Comentada: http://musicabrasileira.org/simoneguimaraes/
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.