Sam Phillips começou sua carreira como vocalista no início dos anos 80, fazendo backing vocals para artistas cristãos como Mark Heard e Randy Stonehill. Algum tempo depois, Phillips assinou um contrato como artista solo com a gravadora Myrrh Records, pela qual gravou quatro álbuns de música pop cristã: Beyond Saturday Night, Dancing With Danger, Black & White In A Grey World e The Turning.
Durante o período na Myrrh, ela se dedicou cada vez mais a compor e teve várias músicas figurando no Top 10 da rádio cristã.
Uma vez que Cyndi Lauper era muito popular na época e tinha um estilo vocal muito parecido com o de Phillips, a Myrrh insistiu em promovê-la como a "Cyndi Lauper cristã". Phillips nunca se sentiu muito confortável com essa imagem.
Ela começou a usar o nome "Sam" profissinalmente em 1988, quando deixou a Myrrh e assinou com a Virgin Records, parcialmente com o intuito de se distanciar da imagem criada pela a antiga gravadora.
[alguem tem que continuar traduzindo da descrição em ingles] Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.