Rumbora

Rumbora

Pop e Rock Nacional


Rumbora foi uma banda brasileira que começou em 1997 em Brasília, quando Alf e Beto, amigos desde sempre, resolveram fazer umas músicas juntos. Foram gravados três discos.

Em 1999, o primeiro disco, "71", lançou o Rumbora e seu "rock ensolarado" em São Paulo. Já de cara, o primeiro "single" da banda, "Chapírous", bombou nas rádios-rock e seu clipe foi indicado na categoria de melhor vídeo-clipe de rock no VMB (Video Music Brasil). "Skaô", outro hit desse disco, foi mais longe ainda, sendo indicado na categoria "escolha da audiência", a mais importante da MTV. Nas rádios não foi diferente, "Skaô" ficou 3 meses em primeiro lugar na rádio Brasil 2000 em São Paulo, sendo coroada como a música do ano.

A banda também foi indicada para o prêmio de banda-revelação no "Prêmio Multishow" e teve 5 indicações para a premiação da revista ?Showbizz", incluindo o de disco do ano. O segundo disco, "Exército Positivo e Operante", foi lançado em novembro de 2000. Com o single "O Mapa da Mina", o Rumbora vai para a lista dos 25 mais executados do Brasil. Em 2001 é novamente indicado para a "escolha da audiência" , entra na trilha sonora do programa "Malhação" da Rede Globo e apresentam, segundo a crítica especializada,um dos melhores e mais agitados shows da Tenda Brasil no Rock in Rio 3. Na seqüência foram lançados os hits "O Passo do Azuilson" e "Veste o Uniforme" que os fizeram conhecidos por todos os ouvintes de rock do país.

Em 2002, acaba o contrato com a gravadora Trama e o Rumbora se transforma em um trio. Alf, Beto e Leandro aproveitam as mudanças para experimentar, e principalmente, se renovar. Nessa, o rock híbrido e ensolarado do Rumbora se funde de vez com o Drum'n'Bass e o Dancehall-Raggae jamaicano, influências que já temperavam algumas de suas canções, o que acaba criando um rock dançante, moderno e singular. Entre maio e outubro de 2003, Rumbora grava de forma totalmente independente seu terceiro disco, que foi batizado de "Trio Elétrico".

Em dezembro de 2005 a banda encerra suas atividades alegando falta de apoio. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.