Por volta de 1994 a cena independente do Rio de Janeiro estava num péssimo momento. Sempre as mesmas bandas, poucos shows e muito tédio. Os cinco integrantes já possuíam uma bagagem musical de outras bandas.
Achávamos que seria fácil nos acomodarmos em casa, não pensar mais sobre o assunto "shows & diversão" e tocar a vida pra frente. Bem, não foi bem isso que aconteceu.
Após algumas saídas e algumas cervejas, reparamos que sentíamos muita falta em voltar a tocar. Ironicamente, durante o período em que estávamos parados e sem nos encontrar, músicas foram sendo feitas e idéias amadurecendo. Foi nesse momento que surgiu o RIVETS!
A formação original contava com 5 integrantes de formações musicais distintas agregando o que havia de melhor para formar uma banda punk rock melódico. Nick(Guitarra e Backings), JJ (Guitarra e Backings), Fabricio(Vocais), Marcio (Bateria) e Eduardo (Baixo) juntaram energia e talento para criar e executar músicas de melodias intensas e grande aceitação.
Em 1998, começamos a fazer shows somente no Rio de Janeiro. Tínhamos 14 musicas próprias, que davam um show de aproximadamente 50 minutos de duração. Assim, começamos a divulgar o nosso som pela cidade e pelo país.
Até que, em 1999, o Júlio Linhares, dono da gravadora Barulho Records e amigo antigo dos integrantes da banda, resolveu investir na produção do primeiro CD do RIVETS. Entramos em estúdio em julho e em dezembro estávamos lançando o "Just a Point of View", CD com 12 faixas próprias.
O compromisso com a qualidade do CD no estúdio e ao vivo fizeram com que o lançamento gerasse uma grande repercussão no cenário underground nacional. Resultado: o CD começou a vender muita acima do esperado e alcançamos a marca de mil cópias vendidas em pouco mais de 6 meses.
Ainda em dezembro de 1999, o Fabrício viajou para morar no exterior. Ficou combinado que a banda ficaria parada por cerca de 1 ano, até que ele retornasse ao Brasil. Mas a escassez de shows não significou escassez de investimento. Utilizamos este tempo livre para divulgarmos a nossa música para todo o mundo através da Internet.
A primeira atitude foi desenvolver um site próprio no MP3.com. Isso foi feito em março de 2000 e colocamos 6 de nossas músicas à disposição dos internautas de todo o mundo. O resultado foi surpreendente! Duas músicas, "Sometimes" e "There´s Gotta Be a Clue", começaram a se destacar nos rankings, até que, em junho de 2000, "Sometimes" alcançou a primeira posição dentre as mais de 25 mil músicas deste estilo.
Todo esse destaque no MP3.com fez com que nosso público se abrisse ainda mais. Além de continuar vendendo muito bem dentro do Brasil, passamos a vender também para diversos países do mundo. Hoje, o CD "Just a Point of View" está sendo ouvido em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda, Alemanha, Suíça, Suécia, Finlândia, Polônia, Japão, Austrália e África do Sul.
:: VENDAS NO BRASIL
O CD "Just a Point of View" foi lançado em 1998, com uma tiragem inicial de 800 cópias, todas vendidas nos primeiros 4 meses. Depois disso, foi feita nova tiragem de mil cópias. Dessas, 450 já foram comercializadas, totalizando 1250 cópias vendidas. A partir de Dezembro de 2000, Rivets esteve tocando em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrindo shows para bandas internacionais como LagWagon e No Fun at all. Nos últimos shows, o Rivets já executa 4 das cerca de 11 novas músicas preparadas para um próximo CD que ainda não possui data de previsão para gravação.
:: LANÇAMENTO NO JAPÃO
Em agosto de 2001, a banda teve seu cd lançado no Japão pela gravadora BIG MOUTH RECORDS de Motoyoshi Matsui. Foram feitas 3000 cópias iniciais para este lançamento, das quais 1500 já foram comercializadas. Estima-se que até o final do ano tal meta seja alcançada. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.