Natural de Caruaru, Pernambuco, teve como primeira mestra sua mãe, Dona Cenira que lhe ensinou as primeiras notas e noções de piano. Aos seis anos de idade se interessou pelo realejo. É assim que os nordestinos chamam a gaita de boca. Autodidata, desenvolveu sua técnica tocando chorinhos, frevos e musicas ligeiras que ouvia no rádio. Aos 15 anos já se apresentava como solista nos programas radiofônicos que os fabricantes de seu instrumento patrocinavam em diversas emissoras cariocas. Na Rádio Nacional do Rio de Janeiro conheceu o maestro Guerra Peixe e com ele estudou Harmonia, Contraponto, Composição e Orquestração. Rildo Hora tem viajado muito tocando o seu realejo. Portugal, França, URSS, Romênia, Bulgária, Argentina, Angola e Moçambique .
Em 1992, nos Estados Unidos, seu CD ?Espraiado? ( Milestone ), foi considerado pela crítica como um dos dez melhores no setor Latin Jazz, por causa do jeito brasileiro que imprime às suas interpretações no realejo. É compositor, arranjador e produtor de discos com diversas premiações. Recentemente (2000/2001/2002) recebeu o Grammy Latino pelo seu trabalho de produtor e arranjador do disco de Zeca Pagodinho, com quem trabalha desde 1996.
É considerado o principal produtor-arranjador de samba e responsável pelos grandes sucessos de Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Dona Ivone Lara e muitos outros grandes artistas como, João Bosco, Luiz Gonzaga, Fagner e o Projeto Casa de Samba.
O concerto para Harmônica e Orquestra de Villa-Lobos já foi apresentado por ele no Rio de Janeiro, Vitória e Brasília tendo como regentes David Machado, Ernani Aguiar e Leonardo Bruno . Com a redução para piano e harmônica, feita por Villa-Lobos, ao lado de Laís Figueiró Rildo se apresentou em diversas salas de concerto tocando esta obra do grande mestre brasileiro.
Guerra Peixe compôs para ele em 1987 ? Quatro Coisas ? para harmônica e piano que foi apresentada no Panorama de Música Contemporânea, mais tarde em 1989 a peça foi orquestrada para cordas e gaita pelo mestre e foi executada por Rildo Hora em diversos recitais tendo como regente Ernani Aguiar.
O compositor e solista tem dois novos projetos importantes ? ? Realejo e Quarteto de Cordas? e ?Concerto para Harmônica e Piano?.
Rildo já tocou em duos ,trios, etc com um grande número de renomados músicos - Luiz Eça, Mauro Senise, Sebastião Tapajós, Marco Pereira, Manoel da Conceição, Altamiro Carrilho, Marco Pereira, Misael da Hora, Leandro Braga, Henrique Cazes, João Lyra, os maestros Cristóvão Bastos e Gilson Peranzetta, Ruth Serrão, Maria Teresa Madeira, com quem gravou o CD ? Realejo e Piano ? são alguns dos nomes com os quais Rildo teve o prazer de dividir o palco em memoráveis recitais de música instrumental brasileira. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.