Ricardo Chaves Pedreira de Freitas, RICARDO CHAVES, nascido em 11 de junho, na cidade de Salvador/Bahia, signo de Gêmeos.
Em 1981 Ricardo Chaves tinha uma idéia traçada: queria terminar a faculdade de Administração de Empresas e ir embora de Salvador. Porém, a música mudou os planos e ele acabou se tornando um dos principais cantores da Bahia além de ser considerado o melhor puxador de blocos de trio do país. Tudo começou no bloco Pinel, onde atuava como cantor.
O tempo se encarregou de favorecer a explosão da música baiana inclusive no eixo Rio/São Paulo, fazendo Ricardo Chaves desistir da idéia de deixar Salvador. Mesmo depois de formado, foi se envolvendo cada vez mais com a música, deixando a carreira de administrador "guardada", como ele mesmo diz.
Em 1982, à frente da banda Pinel, ele fez o seu primeiro Carnaval. Permaneceu na banda por cinco anos. Nessa mesma época, paralelamente, era o cantor da banda Cabo de Guerra, uma das mais importantes bandas de rock de Salvador. Em 1986 foi convidado pela gravadora RCA para gravar seu primeiro disco-solo e se arriscou em mais essa aventura, emplacando o sucesso Taba, de autoria de Carlinhos Cor das Águas e Renato Mattos. Um ano mais tarde puxou o Bloco Frenesi, já tendo contrato fechado com o bloco Eva para 1988, onde ficou até 1992.
No Carnaval seguinte, a música O Bicho era sucesso no Brasil inteiro e Ricardo Chaves, a grande atração do bloco Crocodilo. Nesse mesmo período, começavam a acontecer no Brasil os carnavais fora de época e lá estava ele, tocando de cidade em cidade pelo Norte-Nordeste. Depois de três anos no Crocodilo, Ricardo assumiu o comando do Coruja, com a responsabilidade de levantar o bloco e fazer dele um dos mais animados da avenida. Sucesso que deu saudades com o fim do contrato no Carnaval de 2001.
Em 2002, estourou com dois grandes sucessos, a inauguração do seu camarote e em seu retorno ao Bloco Crocodilo no Carnaval da Barra, transmitindo muita energia e vibração aos que acompanharam. "O que mais gosto no Crocodilo é a galera bonita somada ao visual de cinema da barra".
No ano de 2003, mais uma grande surpresa para os foliões, além do camarote e do Bloco Crocodilo, Ricardo estreou o seu Trio Off Road, trio independente que também agitou o carnaval. Ricardo Chaves eletrizou a Barra, sendo uma das principais estrelas do circuito e deixando um gostinho de quero mais para 2004. Em 2004, mais uma vez Ricardo Chaves fez bonito no circuito Barra e teve como ponto de apoio seu Camarote, onde o mesmo nesse ano foi em parceria com o restaurante Café Cancun, fazendo do camarote o lugar mais apimentado de Salvador. Muita gente bonita e diversão num ambiente descontraído, com uma infra-estrutura de serviço espetacular.
A história de Ricardo se uniu com a do carnaval baiano, tendo ele participações nos principais Carnavais fora de época do país como:
Miconquista ? Vitória da Conquista/ Ba
Camacaldas ? Caldas Novas/GO, Garanheta ? Garanhuns ?PE, Micarina Teresina/PI
Fortal Fortaleza/CE, Micarecuia ? Cuiba /MT, Marafolia -São Luís/MA
Vital - Vitória/ES Maceiofest - Maceió/AL Carnatal Natal/RN
Camafolia ? Camaçari/BA Carnagoiana - Goiânia/GO Pantaneta - Aquidauana/MS
Parafolia - Belém/PA Recifolia - Recife/PE Micarande - Campina Grande/PB
Taguafolia - Taguatinga/DF Carnabelô - Belo Horizonte/MG Precajú - Aracajú/SE
Experiente puxador de trios elétricos, quatorze álbuns numa carreira gloriosa, Ricardo Chaves sabe bem como transmitir animação e emoção ao folião que o segue religiosamente em todos os carnavais do país.
Ricardo tem um público bem definido, fiel e ávido para ser abastecido por suas novidades. Como um grande inovador, a cada ano ele prova que carnaval se faz com profissionalismo, alegria e com admiração de seus fãs espalhados por todos os cantos, nascendo a cada ano, um novo fã clube com associados cada vez mais encantados com o carisma desse grande artista.
Recentemente Ricardo Chaves gravou seu novo DVD em duas partes, a primeira a bordo do seu trio elétrico no Carnatal, maior evento de rua de carnaval depois do carnaval de Salvador aonde sempre recebe prêmios de melhor cantor e a segunda parte em Salvador com participações de Gal Costa, Denny da Timbalada, Margareth Mezezes, Léo Maia e Fernanda Farani, com arranjos diferenciados misturando a batida do axé com instrumentos de cordas de músicos da orquestra sinfônica da Bahia. O DVD é intitulado como UM ESTADO DE ESPÍRITO. Vale a pena conferir Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.