Restart

Restart

Pop e Rock Nacional

Restart é o nome de mais de um artista:
1) Banda brasileira
2) Artista italiano
3) Artista do selo 'Give Daddy the Knife'

1) São Paulo, Brasil (2008-2015)

Restart foi uma banda brasileira de teen pop criada em São Paulo, em agosto de 2008. A banda teve como principais canções Recomeçar, Vou Cantar, Levo Comigo e Amanhecer no Teu Olhar. O MySpace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos apenas em 2009, sendo a internet o principal meio de divulgações de suas músicas.

Fundada por quatro estudantes, Pedro Lanza (Pe Lanza), Pedro Lucas (Pe Lu), Lucas Kobayashi (Koba) e Thomas Alexander (Thomas), a banda alcançou rapidamente alta popularidade e começou a fazer shows no Brasil. Seus integrantes tornaram-se nacionalmente conhecidos por serem um dos pioneiros no uso de roupas coloridas, principalmente calças, que fazem parte da vestimenta de músicos de música colorida. Além de apresentações em todo o país, a banda chegou a participar de uma edição do Casseta & Planeta, Urgente! que foi ao ar na Rede Globo em 10 de agosto de 2010.

Seu primeiro disco foi lançado em novembro de 2009, intitulado Restart. Ele trouxe três singles: Recomeçar, Levo Comigo e Pra Você Lembrar. A avaliação da crítica foi mediana, tendo recebido 3/5 estrelas do CanalPop e 3.5/5 da Allmusic. O álbum vendeu mais de 100 mil cópias, sendo certificado com disco de platina, recebido no palco do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.

A banda saiu como a maior vencedora do prêmio musical Video Music Brasil, exibido pela MTV Brasil, na edição de 2010, vencendo as categorias "Revelação", "Pop", "Artista do Ano", "Hit do Ano" (com Levo Comigo) e "Videoclipe do Ano" (com Recomeçar). Porém, no momento do anúncio da vitória do principal prêmio do evento, o de "Artista do Ano", a banda recebeu muitas vaias do público local presente, assunto que rapidamente tornou-se o mais comentado do Twitter.

A banda passou a ter enorme repercussão na internet após cancelamento de tarde de autógrafos na livraria Fnac da avenida Paulista, em São Paulo, durante a tarde do dia 28 de abril de 2010. Em nota, os integrantes divulgaram uma mensagem mencionando que não esperavam um evento com mais de 3 000 pessoas, e decidiram adiá-lo, mesmo levando em conta o esforço de muitos visitantes para chegar com até um dia de antecedência para receber uma das 250 senhas (e o recebimento de uma pulserinha indicativa) para garantir preferência na entrada. A multidão só abandonou o prédio após a intervenção da polícia. O incidente ganhou grande repercussão no YouTube, após uma fã pré-adolescente da banda chamar o incidente de "uma puta falta de sacanagem". Esse bordão foi indicado ao Video Music Brasil 2010 na categoria de "Webhit".

Depois de ser bem-sucedida comercialmente no Brasil, a banda gravou músicas em espanhol e fez apresentações na Argentina e no Uruguai. A primeira regravação foi a de Levo Comigo, que foi intitulada como Te Llevo Comigo, apresentada no segundo álbum de estúdio, By Day, lançado em dezembro de 2010, que contém sete músicas inéditas além de outras cinco regravações em espanhol. O álbum foi certificado como ouro pela vendagem de 40 mil cópias.

Seguido o sucesso do álbum de estreia, o primeiro DVD da banda, Happy Rock Sunday (Ao Vivo), lançado em julho de 2011, foi certificado como DVD de ouro, pelas vendas de 25 mil cópias no país. Posteriormente, em 2012, o álbum de mesmo nome também veio a atingir a certificação, com 60 mil cópias vendidas. Em entrevista a revista CARAS, Koba comentou: "Faz um ano que ganhamos o nosso primeiro disco de ouro com nosso primeiro CD e, agora, ganhamos nosso DVD de ouro quase exatamente um ano depois, nós não estávamos esperando. É claro que queríamos muito, mas não achamos que seria tão rápido, a gente se surpreende cada dia mais".

Em agosto de 2011 a banda lança sua biografia, com o título Coração na Mão, escrito pela jornalista Fátima Gigliotti, e lançado pela editora Benvirá. Além disto, seus integrantes afirmaram que iriam participar da gravação de um filme - intitulado Restart - O Filme - sobre a trajetória do Restart, no formato 3D e com previsão de lançamento para 2012. O projeto, no entanto, foi cancelado no início de 2012.

Em outubro de 2011 a banda lança seu terceiro álbum de estúdio, Geração Z, descrito como um trabalho mais "pesado", tendo menos influência eletrônica do synthpop, além de uma nova influência do reggae. O disco foi o início da mudança de visual da banda do visual colorido para a utilização de um visual futurista, com ênfase nas cores dourado e prateado.

No final de 2012 a banda anunciou que seu novo álbum, Restart pra Sempre... e Sempre contaria com regravações da banda Legião Urbana. O CD tinha lançamento previsto para janeiro de 2013, porém foi cancelado.

Em dezembro de 2013 a banda lançou um novo EP intitulado Renascer, apostando em uma sonoridade mais madura, com um visual menos colorido, A grande novidade para os fãs do grupo é que todas essas músicas foram lançadas em videoclipe. O primeiro single, Renascer, já havia sido lançado anteriormente.

Após um tempo preparando novas canções para um novo álbum, a banda anuncia uma pausa em março de 2015. Os motivos que contribuíram para o termino do grupo foram os poucos shows que a banda vinha fazendo e projetos pessoais nos quais os integrantes estavam envolvidos. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.