Peter Dennis Blandford Townshend (Chiswick, Londres, 19 de maio de 1945) é um influente guitarrista e compositor britânico, mais conhecido por seu trabalho com a banda de rock The Who.
Nascido em uma família musical (seu pai Cliff foi saxofonista profissional e sua mãe Betty uma cantora), Townshend demonstrou desde cedo fascinação pela música. Ainda criança ele foi exposto ao rock and roll americano e ganhou seu primeiro violão de sua avó aos 12 anos de idade.
Em 1961 Townshend matriculou-se na Ealing Art School e, um ano depois, ele e John Entwistle, seu antigo colega da Acton County Grammar School, fundaram sua primeira banda, The Confederates, um dueto de Dixieland apresentando Townshend no banjo e Entwistle no trompete. A partir daí eles passaram por outros grupos, finalmente entrando para o The Detours, uma banda de skiffle encabeçada pelo metalúrgico Roger Daltrey que, sob a liderança de Townshend, transformaria-se mais tarde no The Who. Pouco tempo depois eles foram atraídos pelo publicitário mod Peter Meaden, que os convenceu a mudar seu nome para The High Numbers e assumir um estilo mod. Depois de lançar um compacto ("Zoot Suit"), eles assinaram contrato com dois novos empresários, Chris Stamp e Kit Lambert. Era o início da carreira do The Who.
Depois de alguns meses o The High Numbers voltou a se chamar The Who. Os primeiros compactos que Townshend compôs para a banda, como "I Can't Explain", "Substitute" e "My Generation", combinavam um senso lírico irônico e psicologicamente astuto com uma música impactante, às vezes crua, uma mistura que se tornaria a marca registrada da banda. Durante os primórdios do The Who, Townshend se tornou conhecido por seu estilo excêntrico no palco, frequentemente interrompendo os shows para dar longas explicações sobre as músicas, girando seu braço direito contra as cordas da guitarra e às vezes destruindo completamente seu instrumento. Embora a primeira guitarra tenha sido quebrada por acidente, a destruição no palco se tornaria uma rotina nas apresentações da banda. Townshend, sempre volúvel em suas entrevistas, relacionaria mais tarde essa rotina com as teorias do pintor austríaco Gustav Metzeger sobre a arte auto-destrutiva, as quais ele foi exposto na escola de arte.
O The Who ainda continua a se apresentar, apesar da morte de dois de seus integrantes originais. Eles são considerados por muitos críticos de rock como uma das melhores bandas do final dos anos 60 e começo dos 70, resultado de uma combinação única de volume no talo, carisma, uma ampla variedade de ritmos e um som altamente energético que se alternava entre acordes estritamente necessários e improvisos generosos.
Townshend se destacou como compositor principal do grupo, contribuindo com mais de 100 canções espalhadas entre os 10 álbuns de estúdio da banda. Entre seus trabalhos mais conhecidos está a criação de Tommy, para o qual o termo "ópera rock" foi criado, além da inovação no uso de feedback e a introdução do sintetizador como um instrumento de rock. Townshend revisitou a técnica de contar histórias em álbuns várias vezes durante sua carreira, e permanece como o músico mais associado ao formato de ópera-rock. Townshend também demonstrou um talento prodigioso na guitarra, sendo de importância primordial no desenvolvimento de um estilo único que combinava aspectos de guitarra rítmica e base numa mistura característica de abandono e sutileza.
No final dos anos 60, Townshend tornou-se seguidor do místico indiano Meher Baba, que fundia em sua fé elementos do misticismo budista e sufi com cristianismo tradicional. Os ensinamentos de Baba foram a fonte primordial de inspiração de muitos de seus trabalhos, incluindo Tommy e o cancelado projeto Lifehouse. A canção "Baba O'Riley", composta para Lifehouse e posteriormente lançada em Who's Next, foi nomeada a partir de Meher Baba e do compositor minimalista Terry Riley. Embora os ensinamentos de Baba exijam abstinência de álcool e drogas, Townshend se envolveu em vários escândalos devido ao abuso dessas substâncias.
Além de seu trabalho com o Who, Townshend têm gravado esporadicamente como artista solo. Entre 1969 e 1971 ele, juntamente com outros seguidores de Meher Baba, gravou um trio de álbuns obscuros dedicados aos ensinamentos do guru - I Am, Happy Birthday e With Love. Em resposta à ampla pirataria, ele compilou os melhores momentos desses três (e "Evolution", uma colaboração com Ronnie Lane), e lançou seu primeiro álbum solo, Who Came First, de 1972. Who Came First obteve sucesso moderado e trazia demos de canções do Who, além de demonstrações de seu talento ao violão. Pete voltaria a colaborar com Ronnie Lane, baixista do The Faces e também devoto de Meher Baba, em um álbum em dueto (Rough Mix, de 1977). O maior sucesso solo de Townshend, entretanto, veio após a morte do baterista Keith Moon em 1978, com Empty Glass (lançado em 1980). A seguir veio All The Best Cowboys Have Chinese Eyes (1982). Durante o restante dos anos 80 e princípio dos 90, Townshend voltaria aos experimentalismos com a ópera-rock e formatos similares, lançando alguns álbuns baseados em histórias como White City: A Novel (1985), The Iron Man: A Musical (1989) e Psychoderelict (1993). Ele gravou também diversos álbuns ao vivo, incluindo um com o supergrupo Deep End, que apresentou apenas três concertos e um show de TV para angariar fundos para uma organização de caridade de apoio a viciados.
Entre as maiores influências de Townshend na guitarra estão Link Wray, John Lee Hooker e Hank Marvin do The Shadows. No final dos anos 70 ele teve a chance de tocar com seu herói Hank Marvin durante as sessões da Rockestra de Paul McCartney, juntamente com outros respeitáveis músicos como David Gilmour, John Bonham e Ronnie Lane.
Desde 1982, Townshend vem participando de uma série de concertos e turnês de reunião e despedida com o The Who, incluindo uma turnê em 2002 realizada logo após a morte do baixista Entwistle.
Em 1984, Townshend publicou uma antologia de contos chamada Horse's Neck (13 no Brasil). Em 1993, ele e Des MacAnuff escreveram e dirigiram uma adaptação para a Broadway do álbum Tommy, assim como uma fracassada versão em musical de The Iron Man, baseada no livro de Ted Hughes. Atualmente ele se empenha em completar sua auto-biografia.
Townshend sofre de surdez parcial e tinitus como resultado da exposição frequente à música em volume alto através de fones de ouvido e em shows. Em 1989, ele contribuiu para a fundação da H.E.A.R. (Hearing Education and Awareness for Rockers), organização sem fins lucrativos que atua na divulgação e prevenção de problemas auditivos entre músicos.
Townshend foi casado com Karen Astley de 1968 a 1994. Eles tiveram três filhos, Emma (nascida em 1969), Aminta (nascida em 1971) e Joseph (nascido em 1989). Embora separado, o casal não se divorciou oficialmente. Pete vive atualmente em Richmond, Inglaterra, com a cantora e pianista Rachel Fuller.
No final de dezembro de 2005, Bill Curbshley, empresário do The Who, anunciou para 2006 a última turnê em larga escala da banda, com datas pela Europa, América do Norte, Japão, Austrália e América do Sul. Townshend também divulgou que em 2007 pretende dar início ao projeto "The Method", inspirado na história Lifehouse de 1971. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.