Perla, é uma cantora paraguaio-brasileira. e é sem dúvida uma das melhores intérprete da música, criada e revelada no Brasil, além de uma extrema beleza, sua voz conquistou o mundo, e ainda nos dias de hoje, ela faz muito sucesso.
destacando-se com as versões de grupos famosos como Boney M.,
Abba e muito mais. é muito adorada no Brasil há várias décadas.
uma musa que ninguém esquece, mesmo por ter ficado muito tempo fora da mídia
no Brasil, Perla permaneceu, nos top das rádios em vários países, e fazendo seus shows durante todos esses anos.
O nome da cantora Perla, a paraguaia só tem um "L", portanto essa é a cantora Perla verdadeira, dessa Wiki.
Impossível confundir Perla, pois ele é única, além do mais os detalhes da cantora é que Perla, é seu nome artístico, o verdadeiro é Ermelinda Pedroso Rodríguez D'Almeida (Caacupé, 17 de março de 1952).
Caacupé é um distrito do Paraguai, capital do departamento de Cordillera. A cidade fica próxima ao Lago de Ypacaraí. que inspirou a famosa guarânia com o mesmo nome. Portanto, essa é a cidade onde nasceu a cantora Perla.
Perla nasceu e se criou no Paraguai, mudou-se para o Brasil bem jovem em busca de oportunidades e desafios. Consagrou-se na década de 1970 com o sucesso Fernando, versão em português de uma música do grupo Abba, dessa mesma década.
Ao longo de sua carreira, vendeu mais de 10 milhões de álbuns, Ganhou 10 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo, entre outras premiações.
Oriunda de família de músicos paraguaios, fazia parte do grupo "Las Maravillas del Paraguay" com o pai e os irmãos. No início da década de 1970, devido a uma relação amorosa, deixou o grupo e veio para o Brasil, fixando-se depois na cidade paulista de Santos.
Chegando o Rio, na década de 1970, começou a se apresentar em casas noturnas, como "O Bigode do Meu Tio" em Vila Isabel. Seu repertório consiste basicamente em versões. Começou a fazer sucesso em meados da década de 1970, conquistando grande aceitação entre o público popular. Seu repertório é composto de tendências que vão das guarânias e boleros a versões de músicas pertencentes ao mundo pop, ficando conhecida como cantora romântica.
Gravou várias versões de músicas do conjunto sueco Abba. Nessa fase, o seu maior sucesso foi a versão que ela fez para "Fernando", em 1976, incluída no LP "Palavras de amor". Em 1979, lançou um LP no qual as músicas apresentavam arranjos da disco-music, em voga na época, destacando-se uma versão para "Love's in the Air". Fez também versões para canções italianas e norte-americanas. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, manteve-se ativa, apresentando-se em shows e programas, além de gravar alguns discos independentes financiados pelo seu fã-clube. Desse período, destaca-se o sucesso "Pequenina", versão de Chiquitita), tema de novela do SBT. Lançou em 1999 o CD "Especialmente para você".
Em maio de 2002, lançou o disco "Perla canta Abba e outros hits", elaborado a partir de uma compilação de sucessos da cantora, feita pelo pesquisador Rodrigo Faour. A festa de lançamento foi realizada na boate gay Le Boy, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A escolha do local privilegia um dos segmentos do público da cantora, que a reconhece como linda diva.
Perla tem vários discos, Veja alguns deles:
(2010) Perla Canta Paraguay Brasil
(2006) Maxximum ? Sony/BMG
(2002) Perla Canta Abba e Outros Hits
(2001) Nuesstras Canciones
(2001) Nossas Canções
(2000) Grandes Sucessos ? RCA/Sony/BMG
(1999) Especialmente Para Você
(1998) 25 Sucessos
(1997) Boleros
(1995) Mulher
(1995) Perla en Paraguay - Sus Mejores Momentos
(1987) Voz e Coração ? Copacabana
(1985) Perla ? Copacabana
(1984) Apaixonada
(1982) Confidencias En Español ? RCA
(1982) Confidências ? RCA
(1981) É O Amor ? RCA
(1981) Canta En Español Vol. 2 ? RCA
(1980) Canta En Español ? RCA
(1980) Nosso Amor Será Um Hino ? RCA
(1979) Linha 3 ? Disco de Ouro Vol. 2 ? RCA
(1979) Pequenina ? RCA
(1978) Linha 3 ? Disco de Ouro ? RCA
(1978) Perla ? RCA
(1977) Perla ? RCA
(1976) Palavras De Amor ? RCA
(1975) Perla ? RCA
(1972) Perla
Por: Argeu Bernardo de Andrade
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.