Pato Fu

Pato Fu

Pop e Rock Nacional

A banda surgiu em 1992 em Belo Horizonte, Brasil.
John Ulhoa (guitarras, programações, vocais), Fernanda Takai (vocais, violão) e Ricardo Koctus (baixo, vocais) era sua formação inicial como um trio com bases eletrônicas. O grupo passou a chamar a atenção da cena local e nacional com shows onde a diversão era a principal. Ao mesmo tempo, começaram a distribuir sua primeira demo tape, que foi logo ganhando resenhas entusiasmadas nos zines especializados de música. O primeiro lançamento, Rotomusic de Liquidificapum, aconteceu em 1993 pela Cogumelo Records, selo independente que era parte da forte cena do metal mineiro, tendo no Sepultura seu principal artista. Mas o que o Pato Fu fazia ia bem além desse segmento. Sua diversidade de sons e ideias acabou os levando a assinar com a major BMG, onde ficaram por 10 anos.

"Gol de Quem?", o primeiro álbum por essa gravadora é considerado um disco fundamental do rock brasileiro dos anos 90. Foram muitos prêmios por videoclipes na MTV Brasil, dois Discos de Ouro (Televisão de Cachorro e Isopor) e várias canções tocando muito nas rádios. A banda se apresentou em grandes festivais como Hollywood Rock (abrindo para The Cure e Smashing Pumpkins), Rock In Rio 3 (na mesma noite de Oasis e Guns´n´Roses) e vários outros importantes eventos locais.

O baterista Xande Tamietti tornou-se efetivo da banda em 1996 e em 2002, ganharam ainda o reforço do tecladista Lulu Camargo.

Em 2001, tiveram a experiência de mixar e finalizar o álbum Ruído Rosa em Londres. Desde 2005 tem lançado seus discos pelo próprio selo Rotomusic, produzidos, gravados e mixados no estúdio que John Ulhoa tem em sua casa. O Pato Fu já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos e tem sido reconhecido como uma das mais inventivas bandas brasileiras dos últimos tempos. Em 2001, a Time Magazine colocou o grupo numa lista das 10 melhores bandas do mundo, junto com Radiohead, U2, Aterciopelados entre outros...

O décimo álbum da carreira chama-se ?Música de Brinquedo?, e é com certeza um dos lançamentos mais esperados no mercado brasileiro em 2010. Grandes clássicos do pop nacional e mundial tocados com instrumentos originalmente feitos para crianças.


CDs
* Rotomusic de Liquidificapum (1993)
* Gol de Quem (1994)
* Tem Mas Acabou (1996)
* Televisão de Cachorro (1998)
* Isopor (1999)
* Ruído Rosa (2001)
* MTV ao Vivo - No Museu de Arte da Pampulha (2002)
* Toda Cura Para Todo Mal (2005)
* Daqui Pro Futuro (2007)
* Música de Brinquedo (2010)

DVDs
* MTV Ao Vivo - No Museu de Arte da Pampulha (2002)
* Video Clipes (2004)
* Toda Cura Para Todo Mal - videoclipes (2007)
* Extra! Extra! - videoclipes, documentários, versões demo e ao vivo (2009) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.