Pain of Salvation

Pain of Salvation

Metal

Pain of Salvation é uma banda sueca de metal progressivo. Daniel Gildenlöw, considerado por muitos um génio musical, é o seu compositor líder, vocalista principal e guitarrista. A música da banda é caracterizada por passagens ora pesadas e poderosas ora calmas, um trabalho de guitarra acentuado, vastas variações vocais, o uso intenso de polirritmia e de síncopes, e uma elevada emocionalidade, conferindo uma compatibilidade especial entre música, letra e as emoções humanas. As temáticas mais abordadas nas suas músicas recaem sobre a humanidade, as questões ambientais e sociais, a guerra e as suas consequências, e a existência humana. Todos os álbuns da banda são conceptuais.

História:

Com apenas 11 anos, Daniel Gildenlöw fundou a banda Reality, a qual participava em diversos concursos musicais na Suécia, através dos quais Daniel Gildenlöw chegou a ganhar o prémio de "Melhor Vocalista".

Em 1991, Daniel Gildenlöw mudou o nome da banda para Pain of Salvation, defendendo que, para si, este nome incorpora a noção de balança, pois tudo na vida tem dois lados, o bom e o mau, a vida e a morte, a dor e a salvação.

A banda Pain of Salvation tinha então como membros: Daniel Gildenlöw (voz e guitarra), Johan Langell (bateria), Daniel Magdic (guitarra) e Gustaf Hielm (baixo). Em 1994 Hielm deixa a banda, sendo substituído por Kristoffer Gildenlöw (irmão de Daniel). Em 1996 a formação dos Pain of Salvation completa-se com a entrada do tecladista Fredrik Hermansson.

A partir daí a banda passou a enviar material para gravadoras e em 1997 conseguiu gravar o seu primeiro álbum, Entropia, lançado nesse mesmo ano na Ásia, mas somente em 1999 na Europa, dado o sucesso do segundo álbum da banda.

Em 1998, pouco antes do início das gravações do segundo álbum, One Hour by the Concrete Lake, Magdic deixa a banda e é substituído por Johan Hallgren. O álbum foi muito bem recebido pela crítica, e considerado mais obscuro e maduro do que o anterior. No ano seguinte a banda consegue um contracto com a InsideOut, além de fazer uma tour europeia.

Em 2000 é lançado The Perfect Element - part I, e a banda tem o seu trabalho reconhecido, apresentando-se em festivais na Europa, Islândia e USA, nomeadamente como atracção principal do festival ProgPower USA.

Em 2002 foi lançado o quarto álbum da banda, Remedy Lane, sendo um dos mais emocionais álbuns da banda e aclamado por muitos como o trabalho mais refinado dos Pain of Salvation. A banda foi então convidada a sair em tour com os Dream Theater.

Encerrado o trabalho de divulgação do álbum, Daniel e Kristoffer Gildenlöw, Hallgren e Hermansson envolvem-se na montagem sueca do musical Jesus Christ Superstar, ficando encarregados da execução das canções.

Antes de um novo álbum, a banda realizou um concerto acústico em Eskilstuna, na Suécia, apresentando "re-leituras" de algumas das músicas dos seus trabalhos anteriores. Estas apresentações seriam gravadas e posteriormente lançadas em 2003, no álbum 12:5.

Em meados de 2003 começaram os preparativos para o próximo álbum, BE. Antes mesmo do seu lançamento, são realizadas algumas apresentações com a participação dos músicos da Orchestra of Eternity, que seriam gravadas e resultariam no DVD BE (Original Stage Production). O álbum é lançado em 2004, retratando a natureza da existência de deus e do ser humano e enfatizando influências de folk rock, não tão focadas pela banda anteriormente. O sucesso deste novo trabalho levaria a banda a uma tour mundial.

Em 2006 o baixista Kristoffer Gildenlöw deixou a banda.
O sexto álbum de estúdio é lançado em 2007 e designado de Scarsick, no qual o próprio Daniel grava as partes do baixo, além, logicamente, das guitarras e da voz. Em entrevista, Daniel Gildenlöw afirmou que o Scarsick é a continuação do The Perfect Element - Part I. Scarsick recebeu críticas diversas, dada a experimentação da banda com outros estilos de música, como o rap e a disco, incorporadas com o progressive metal.
Para a tour de divulgação deste álbum é chamado o baixista Simon Andersson, que logo depois é confirmado como um membro oficial da banda.

Em 2009 a banda lançou o seu segundo DVD, intitulado Ending Themes (On the Two Deaths of Pain of Salvation), o qual apresenta a gravação do concerto da banda em Amesterdão, incluído uma cover da música Hallelujah, de Leonard Cohen.

Johan Langell deixou a banda em 2007, e Léo Margarit foi anunciado como o seu substituto. Também Simon Andersson deixou a banda em 2008.

A banda anunciou que o álbum seguinte se chamaria Road Salt e seria um álbum duplo. O álbum Road Salt One foi lançado em 2010, apresentando uma nova faceta da banda, que desta vez usou nas suas composições influências do rock dos anos 60 e 70.
A música "Road Salt" foi usada pela banda na sua participação no Melodifestivalen de 2010, o festival sueco no qual se decide o vencedor que se apresentará no festival da Eurovisão. A banda não chegou à final deste concurso.
O album Road Salt Two foi lançado em Setembro de 2011, contando também com influências do classic rock dos anos 60 e 70, mas tendo uma sonoridade mais obscura do que o Road Salt One, confessou o próprio Daniel Gildenlöw.

Em Outubro e Novembro de 2011 a banda anunciou que o guitarrista Johan Hallgren iria sair da banda, assim como o teclista Fredrik Hermansson.


Discografia:

1997 - Entropia
1998 - One Hour by the Concrete Lake
2000 - The Perfect Element, part I
2002 - Remedy Lane
2003 - 12:5
2004 - BE
2005 - BE (Original Stage Production) (Live DVD & CD)
2007 - Scarsick
2010 - Road Salt One
2011 - Road Salt Two


Integrantes:
Daniel Gildenlöw - Voz, guitarra (1984-presente)
Johan Hallgren - Guitarra, vocal (1998-2011)
Fredrik Hermansson - Teclado (1996-2011)
Léo Margarit - Bateria, segunda voz (2007-presente)


Site Oficial:
http://www.painofsalvation.com/

Fã Clube Oficial Brasileiro:
http://www.painofsalvation.com.br/

Outros:
http://www.facebook.com/Painofsalvation
http://www.myspace.com/painofsalvation Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.