O Pagode do Dorinho é um dos grandes divulgadores do samba no Rio Grande do Sul, onde este gênero musical ainda luta pelo reconhecimento de sua importância na cultura. Dono de uma história muito particular, o grupo teve como fundadores Kleber Dorneles e Luiz Antônio Garcia (Charuto), ainda na metade dos anos 70. Na época, eles tinham entre sete e dez anos e integravam a bateria mirim da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia como ritmistas.
No início dos anos 80, eles fundaram a Banda do Dorinho que possuía um perfil burlesco. Unido aos sopros do grupo Tabu, o grupo percorreu o Parque Marinha do Brasil e a Rua do Perdão durante o Carnaval. Logo a seguir, em 1984, nascia a Pagode do Dorinho, inspirado no trabalho do grupo Fundo de Quintal. O nome ?Dorinho? foi uma maneira que os meninos encontraram para agradar o avô de um dos integrantes do grupo. Ele se incomodava com a garotada em frente de sua casa fazendo pagode e jogando carta. Depois da homenagem, tudo ficou tranquilo.
O grupo foi precursor no Estado numa época em que o pagode recém começava a se firmar no cenário musical nacional com grupos como Fundo de Quintal, e nomes como Jorge Aragão, Almir Nascimento e Zeca Pagodinho. Quadras de ensaios de escolas de samba, aniversários, bares da noite, cervejarias foram alguns dos palcos frequentados pelo Pagode do Dorinho nos primeiros tempos. Mas eles também participaram do Samba Sul, da Rádio Princesa, evento que reunia sambistas de todo o Brasil. Abriram shows do Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar, Molejo, Exalta Samba e Negritude Junior. Com suas letras que falavam da vida e do cotidiano dos moradores da periferia e das próprias rodas de samba, logo o Pagode do Dorinho foi se firmando e aumentando sua legião de fãs.
No final de 1993, gravaram um CD, um LP e uma fita cassete pela gravadora ACIT. Músicas como Linda Cinderela, Musa, Balanço, Companhia Ideal e Sorriso Lindo conquistaram o público tornando-se hits. No Bar Opinião, numa das noites de maior lotação, participaram da gravação do CD Tri Legal com os grupos Toque de Mel e Senzala. Os 15 anos do grupo foi comemorado com a gravação de um CD pela gravadora Raízes. A música Lembranças de Você, ficou em 66º lugar em São Paulo como uma das mais tocadas no Brasil.
O grupo fez shows em Florianópolis, Santos, São Paulo, Montevidéu, Buenos Aires e em todo Rio Grande do Sul. Agora ao completar 30 anos, o Pagode do Dorinho quer brindar o público com a gravação de um DVD. A iniciativa pretende resgatar uma importante produção da vida musical do Estado, registrando o trabalho de músicos super ativos, que continuam a fazer shows em várias cidades gaúchas. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.