O Pagan´s Mind é uma banda cuja história começa na Noruega em 2000 e, se continuar no ritmo criativo mantido até agora, terá um futuro promissor - para não dizer brilhante - dentro do metal progressivo. Trazendo em sua formação Nils K. Rue (voz), Jørn Viggo (guitarra), Steinar Krokmo (baixo), Ronny Tegner (teclados) e Stian Lindaas Kristoffersen (bateria), a banda chega com seu terceiro registro, ?Enigmatic: Calling?, causando ótima impressão entre amantes do gênero e mídia especializada européia.
O grande ponto positivo de sua música é a preocupação em se distanciar da sonoridade dos medalhões do gênero (diga-se aí Dream Theater e Queensryche), tendo atingido este objetivo com habilidade. Estes noruegueses têm a consciência de, além de trazerem os óbvios instrumentais intrincados, mudanças de tempo e longos solos, adicionar suas próprias idéias. E convencem com sobras, soando ?apenas? como uma incrível banda de Prog Metal, melódico e às vezes agressivo com seus poderosos riffs power e até mesmo beirando o thrash em alguns momentos.
Apesar do desempenho incrível de cada um de seus músicos, não dá para deixar de ressaltar a voz passional de Nils, realmente muito bonita e original, além das melodias bem sacadas de teclado. Escutar a abertura de ?The Celestine Profecy? é perceber algo especial, que riffs esta canção possui! O peso à la power metal de ?Supremacy, Our Kind? se contrasta com a seção instrumental ambiental e límpida de, por exemplo, ?Appearance?. São onze faixas (duas instrumentais) de derrubar o queixo.
Uma viagem musical indispensável a quem procura por música de qualidade. Muitos arranjos de ?Enigmatic: Calling? fogem do padrão e não soam pretensiosos, feito típico de maturidade alcançada pelos mestres em sua área. Conseguem sua própria musicalidade e esta distinção é um grande mérito nos dias atuais.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.