Netinho de Paula, nome artístico de João de Paula Neto, (São Paulo, 11 de julho de 1970) é um cantor e apresentador de televisão brasileiro.
Biografia
Nascido no bairro de Santo Amaro e foi criado em Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, onde residiu em um conjunto habitacional da Cohab.
Começou a trabalhar ainda menino, com sete anos, como vendedor de doces na estação de trem. Aos onze anos de idade perdeu a mãe. Teve um irmão assassinado pela polícia, por engano, por ter sido confundido com um marginal. Em 1986, com quinze anos, entrou para o conjunto Negritude Júnior. Casou-se pela primeira vez, aos dezesseis anos, tendo sete filhos de três relacionamentos, sendo que dois são adotivos.
Em 1997 foi processado por ter agredido Angélica Assis. Em 2001 lançou-se em carreira solo e iniciou sua carreira de apresentador de programas de televisão. Em 2005 lançou a TV da Gente, canal dirigido principalmente à comunidade negra e no mesmo ano envolveu-se em controversos casos de agressão, à mulher, que o denunciou, e ao apresentador Rodrigo Scarpa, o Reporter Vesgo, do programa Pânico na TV.
Foi apresentador do programa de televisão Domingo da Gente na Rede Record e empresário na área da comunicação, é dono de um canal independente de televisão, a TV da Gente, que segue a fórmula da rede americana BET, cuja grade é feita essencialmente por pessoas negras.
Atualmente está em negociação com a RedeTV! para um programa nos moldes do antigo.
Carreira artística
Em 1986 começou sua carreira na banda Negritude Júnior, como vocalista desse grupo criado no conjunto habitacional onde morava, alcançando à época grande sucesso e projeção nacional. Afastou-se da banda em 2001, para iniciar carreira solo.
Apesar do anterior sucesso, o pagode já não mais era um ritmo da moda, concentrando-se o artista na carreira televisiva e empresarial - contudo sem deixar de esporadicamente realizar shows pelo país.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.