Shaffer Chimere Smith, mais conhecido por seu nome artístico Ne-Yo, nasceu em Camden, Arkansas, Estados Unidos, no dia 18 de Outubro de 1979. É Cantor de R&B, Compositor e Dançarino.
Algumas de suas composições viraram sucesso nas vozes de cantoras como Rihanna e Beyoncé. Além disto, é freqüentemente comparado a Michael Jackson pelas coreografias que realiza nos clipes.
Ganhou esse apelido (Ne-Yo) devido a uma comparação com o personagem principal do filme Matrix, Neo. O produtor Big D Evans foi quem criou o apelido e disse que ele enxerga a música, assim como Neo vê a matrix.
Lançou seu primeiro disco em 2006, In My Own Words. O álbum emplacou sucesso praticamente com todas as 15 faixas. No Brasil, os singles foram So Sick e Sexy Love. Com o álbum, recebeu Disco de Platina, estreou em #1 na Billboard 200, vendendo cerca de 300 mil cópias.
Em 2007, lançou seu segundo álbum, Because Of You, imitando o sucesso do primeiro, estreiando em #1 na Billboard 200 também. Com as músicas Because Of You e Crazy -- com a participação de Jay-Z --, atingiu o topo das paradas sem maiores dificuldades. Como prova desta repercussão, o disco vendeu em torno de 250 mil cópias somente na primeira semana, e mais de um milhão e meio no mundo todo até hoje. Ainda nesse ano, participou dos filmes ?Save the Last Dance 2? e ?Stomp The Yard?. No final do ano, se apresentou para 45 mil pessoas, inclusive para o ex-presidente dos Estados Unidos: George Bush, num especial de natal, onde cantou ao lado de Katharine McPhee e Vanessa Hudgens a canção The Christmas Song.
Em 2008, teve aparições nos programas ?Las Vegas? e ?All My Children?. No segundo semestre do mesmo ano, lançou o seu terceiro disco chamado ?Year of the Gentleman?, cujas músicas de trabalhos são ?Closer?, ?Miss Independent? e ?Mad?.
Para muitos que ouvem suas músicas há uma influência clara do cantor: Michael Jackson. Comentou sobre isso que estava participando do novo álbum de Michael, assim como também nos de Whitney Houston e Britney Spears. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.