Mussum

Mussum

Samba e Pagode

Nascido no morro de Cacheirinha no Rio de Janeiro, Antônio Carlos estudou 9 anos em um colégio interno de onde saiu com o diploma de ajustador mecânico. Não bastando ele passou mais oito anos servindo as forças armadas, quando alternava seu tempo participando da Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. Formou então com amigos a banda Os Sete Modernos, mais tarde chamada de Os Originais do Samba que obteram um grande sucesso, se apresentando inclusive em países do exterior.

Nos anos 60 Antônio Carlos acabou convidado para participar de programas de televisão, propostas essas que foram recusadas pelo figura com a justificativa de que pintar a cara, como era costume dos artistas da época, não era coisa de homem. Mesmo assim estreou no programa Bairro Feliz e como conta a lenda foi nos bastidores do programa que Grande Otelo colocou no nosso amigo o apelido de Mussum. Em 1975 após insistência do amigo Dêdê Santana, Mussum entrou para a turma dos Trapalhões.

Foram 29 anos ao lado dos trapalhões, com 27 filmes gravados e personagens insesquecíveis para muitos que acompanharam a trajetória dessa grande figura. Mussum se imortalizou como o cara gente boa que falava "cacildis" e que estava sempre bem acompanhado pelo "mé"(cachaça). Ficou conhecido também por sua paixão pela escola de samba Estação Primeira da Mangueira, sempre estando presente nos desfiles da escola, daí surgiu o apelido de "Mumu da Mangueira".

Em 1994 após complicações em um transplante de coração nosso Antônio Carlos Bernardes Gomes faleceu, deixando uma nação inteira orfã de sua irreverência e simpatia. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.