Moptop

Moptop

Pop e Rock Nacional

Formada em 2003, no Rio de Janeiro, o Moptop é composto por Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria), que se juntaram com o objetivo de tocar rock.
Entre as influências musicais da banda estão grandes nomes como The Clash, The Cure, Ramones, The Strokes, The Beatles, Franz Ferdinand, entre outros.

A banda começou com o nome "DeLux" fazendo músicas em inglês e tocando em shows pequenos. Em 2004 mudou-se o nome para "Moptop" em homenagem ao corte do cabelo dos Beatles e começou a tocar em shows e festas maiores.

Um ano depois, ao tempo em que foi lançado o EP independente Moonrock, o grupo conseguiu bastante sucesso e participou de importantes festivais de música independente do país.

Em 2006, com seu nome consagrado no Brasil inteiro e abrindo shows para nomes renomados da cena musical internacional como Oasis, Placebo, Interpol, Keane e The Bravery, a banda assina com a gravadora Universal e começa a aparecer mais ainda para o grande público, como várias aparições na MTV e o sucesso do single "O Rock Acabou" tocando na rádio. Em setembro do mesmo ano é lançado, pela Universal Music, o primeiro álbum de estúdio, Moptop, junto com o clipe de "O Rock Acabou".

O álbum, cuja produção coube a Chico Neves, foi bem recebido pela crítica, abocanhando alguns prêmios e indicações importantes. Entre elas, um dos melhores discos do ano pelo Jornal do Brasil (RJ), Correio da Bahia e no site Scream and Yell (que reúne a opinião de importantes críticos e jornalistas do país).

Logo em seguida, no início de 2007, a banda foi indicada como como Revelação do Prêmio Multishow e VMB, também participando do projeto MTV ao Vivo - 5 Bandas de Rock (juntamente a Fresno, NX Zero, Hateen e Forfun), onde as bandas tocaram no show que deu origem ao CD e DVD lançado em maio daquele ano. Ainda dividiram o mesmo palco com os ingleses The Magic Numbers, no Festival Indie Rock, em julho, pararelamente ao lançamento, em agosto daquele ano, do segundo videoclipe, "Sempre Igual", após aparecer na trilha sonora de Malhação.

Completando 5 anos de existência, a banda já havia feito mais de 300 shows pelo Brasil e participado de alguns dos mais importantes festivais de música independente do país. Entre eles: Claro Q é Rock (RJ e SP), Coca-Cola Vibezone (RJ), Bananada (Goiânia), Humaitá Pra Peixe 2006 (RJ), Mada (Natal), Varadouro (AC), Abril pro Rock (Recife) e Porão do Rock (Brasília).

Forte perante a crítica, a banda coleciona prêmios importantes, como a etapa do Rio de Janeiro do festival Claro Q é Rock, o MTV VMB 2005 na categoria melhor website (criado pelos integrantes Gabriel Marques e Rodrigo Curi), o concurso Banda da Vez da Rádio Cidade/RJ, o troféu de revelação carioca no Prêmio London Burning de Música Independente de 2004 e dois prêmios pela Revista Laboratório Pop: o troféu de revelação nacional 2005 e revelação nacional pela escolha do público. O site foi um dos finalistas do Festival Norte Americano SXSW (Austin/Texas), em 2006, concorrendo entre outros contra Eminem e Arcade Fire. Foi também indicado, em 2007, ao prêmio revelação pelo Prêmio Multishow e pelo VMB da MTV Brasil.

O Moptop foi também indicado, pela revista Bizz, como um dos "13 nomes que realmente importam no novo rock".

Em abril de 2008, a banda entrou em estúdio para gravar o segundo álbum, com produção de Paul Ralphes, Como Se Comportar. Foi lançado em agosto, também pela Universal Music.

Depois de abrir alguns shows da escocesa Franz Ferdinand, a banda anunciou seu hiato sem previsão de volta. De acordo com os membros, o tempo será necessário para "acertar" a banda e para desenvolver projetos paralelos. É previsto retornarem com um novo álbum e com o lançamento físico de músicas em inglês, quando ainda se chamavam "DeLux".

?????????????

DISCOGRAFIA:

Álbuns de estúdio
? Moptop (2006)
? Como Se Comportar (2008)

Ao vivo
? MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock (2007)

EPs
? Moonrock (2005)

Singles
? O Rock Acabou (2006)
? Sempre Igual (2007)
? Aonde Quer Chegar (2008)
? Bom Par (2009)
? Contramão (2010) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.