Moinho é uma banda de música brasileira. A musicalidade da banda consiste na mistura do samba com outros estilos musicais, como pop e rock. Formada por Emanuelle Araújo, Lan Lan e Toni Costa em 2004 no Rio de Janeiro, Brasil.
O telefone da percussionista Lan Lan toca. É a cantora Emanuelle Araújo, que liga convidando a amiga para montar um grupo de samba.
O Objetivo: se apresentar com freqüência nos tradicionais bares da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Lan Lan, que já fez parte da banda de Cássia Eller, tocou com Nando Reis & Os Infernais, Tresloucados - ao lado de Preta Gil e Davi Moraes - e liderou o Lanlan e os Elaines, não pensa duas vezes e, na hora, aceita o convite da atriz e ex-vocalista da Banda Eva.
Em seguida, elas ligam para o guitarrista e violonista Toni Costa e dão seqüência à série de convites que culminaria no nascimento do grupo Moinho da Bahia, hoje chamado apenas de Moinho e que conta com o reforço de Nara Gil, Pedro Mazzillo e Maurício Braga. A despretensão em tocar o que gosta com amigos foi o segredo do sucesso do Moinho, que tem claras influências de sambistas baianos como Dorival Caymmi, Riachão e Batatinha.
A gravadora EMI Music também aproveita a oportunidade para anunciar a contratação do Moinho que, a partir de agora, faz parte de seu cast artístico nacional, e festejar o lançamento de seu CD de estréia em fevereiro de 2008.
Em 2009 foi lançado o CD e DVD "Moinho Ao Vivo", que mostra a essência da banda: a efervescência musical, a mistura de ritmos, a despretensão e a diversão no palco de quem toca o que gosta. No repertório constam músicas da própria banda, de Dorival Caymmi, Riachão, Caetano Veloso, Jorge Ben, Novos Baianos. Nos extras há participações de Gilberto Gil e Dudu Nobre.
MySpace Oficial Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.