Millencolin

Millencolin

Internacionais

Millencolin é uma banda de skate punk / melodic hardcore formada em outubro de 1992 na cidade de Örebro, Suécia, pelo designer Erik Ohlsson juntamente com seus amigos, o guitarrista Mathias Färm (originalmente na bateria) e Nikola Sarcevic no Baixo e Vocal. Com exceção de Nikola que mora em Gotheburg, todos moram em Örebro, ambas na Suécia. O nome da banda deriva de uma manobra de skate chamada "melancholy".

Com essa formação, a banda grava sua primeira fita demo em 1993, Goofy. No mesmo ano, entra para a banda o baterista Fredrik, e Mathias passa a ser o segundo guitarrista. No verão (hemisfério norte) desse ano, a banda grava sua segunda fita demo, Melack, que é enviada para a gravadora Burning Heart, que assina um contrato com a banda para lançar um único EP, Use Your Nose, que é lançado em dezembro de 1993. Com o sucesso do EP, a gravadora lança um novo EP da banda, Skauch, que possui quatro músicas covers. Finalmente, em 1994, a banda lança seu primeiro full-lenght, Tiny Tunes, que resultou em problemas legais com a Warner Bros. sobre o título e a capa do álbum. O álbum possui apenas um single, Da Strike

Em 1995, a banda lança o seu segundo full-lenght, Life on a Plate e o primeiro single deste álbum, The Story of My Life, que coincidiu com os primeiros shows fora das terras da Escandinávia. Ainda em 1995, surge o interesse da gravadora Epitaph em lançar os álbuns da banda nos EUA, que é aceito pela banda. Em 1996, a banda lança o segundo single do álbum Life on a Plate, Move Your Car, que tem a capa feita pelo guitarrista Erik.

Em 1997, a banda faz participação do Warped Tour e lança seu terceiro full-lenght, For Monkeys, que resulta em mais dois singles, Lozin' Must e Twenty Two. No ano seguinte, a banda re-lança o álbum Tiny Tunes com o nome de Same Old Tunes com nova capa. Antes do final do milênio, a banda lança sua primeira coletânea, The Melancholy Collection, e Millencolin & the Hi-8 Adventuresum, um home-vídeo com algumas apresentações da banda e cenas do dia-a-dia dos membros da banda criado pelo guitarrista Erik.

Em 2000, a banda ganha grande popularidade graças ao álbum Pennybridge Pioneers, que resulta em dois singles e um EP: Penguins & Polarbears, Fox e No Cigar. Nesse ano começa a primeira grande turnê mundial da banda, que começou na Nova Zelândia. Em 2001 a banda lança um split junto com a banda Midtown. Durante a turnê, a banda compõe algumas música, e em 2002, lança o álbum Home from Home, que tem os singles Man or Mouse, Kemp, Battery Check e E20 Norr, mas não é tão bem recebido quando o álbum anterior. No ano de 2003, a banda recebeu o prêmio de melhor banda de rock sueca no Swedish Hit Awards e lança o soundtrack álbum do VHS Millencolin & The Hi-8 Adventures.

Em 2005, é lançadoo Kingwood, que fica em segundo no Album Charts da Suécia, a melhor classificação de um álbum da banda no seu país de origem. Ainda no mesmo ano teve o lançamento de dois singles, Ray e Shut You Out.

O último álbum da banda foi lançado em 2008, Machine 15, o título é uma homenagem aos 15 anos da banda, que foi comemorado em outubro de 2007, quando começaram as gravações para o álbum. O álbum possui dois singles, Detox e Broken World.

A banda compôs uma música intitulada Örebro, que foi feita para o time de futebol Örebro SK, e tocado no jogo desse time contra o A.I.K., na cidade de Örebro em 5 de julho de 2009. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.