Michael Holbrook Penniman Jr., mais conhecido como Mika, nasceu em Beirute, Líbano no dia 18 de Agosto de 1983. É um cantor, e compositor multi-instrumentista que ganhou notoriedade no mundo da música em 2006. Seu 1º álbum Life In Cartoon Motion, que contém os singles de grande sucesso Grace Kelly e Love Today, alcançou 5x Platina no Reino Unido, e 3x Platina nos EUA. Iniciou sua carreira apresentando várias demos para diversas gravadoras, até se firmar na Island Records, em parceria com a Universal Music.
Filho de mãe libanesa e pai norte-americano. Quando tinha um ano, sua família viu-se obrigada a deixar o Líbano devido à situação de conflito no país, partindo para Paris.
Viveu na França até os 9 anos, quando seu pai esteve retido, por questões diplomáticas, no Kwait, no início da Guerra do Golfo. Depois mudou-se para Londres, Reino Unido, onde vive atualmente.
Seu contato com a música começou cedo. Aos onze anos já gravava publicidade e participou, a cargo da sua professora de música, de uma ópera chamada Die Frau ohne Schatten, de Strauss. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio oriente. No entanto, o que mais encanta das características de Mika é a sua voz, muito comparada a de Freddie Mercury. Excêntrico em palco e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.
Durante cinco anos tentou, em vão, entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o a escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldado para um estilo mais comercial.
Cantando desde temas melodramáticos a ironias divertidas, as suas letras cantam a vida do ser mais comum, ao contrário da maioria que, segundo ele, "só cantam histórias de amor, com meninas ricas e bonitas que andam em bons carros".
No dia 15 de Abril de 2009, surpreendeu os seus fãs com um concerto surpresa, em Los Angeles. Foram apresentadas quatro músicas inéditas (Blame It On The Girls, Good Gone Girl, Toy Boy e Blue Eyes) que, a princípio, deverão constar no repertório do seu novo álbum a ser lançado em setembro, primeiramente chamado de We Are Golden.
Em julho, o primeiro single, We Are Golden, do álbum foi disponibilizado na internet, juntamente com o videoclipe da música. No dia 6 de agosto, o título do álbum foi trocado para The Boy Who Knew Too Much.
A sua banda é composta por: Martin Waugh (guitarra e coro), Michael Choi (baixo e coro), Cherisse Osei (bateria) e Luke Juby (teclado, guitarra e coro).
Em 2011 Mika lança seu novo single Elle Me Dit, para seu terceiro álbum de estúdio chamado The Origin Of Love lançado no ano de 2012.
Em 2013 o cantor lança a música Live Your Life em parceria com uma campanha publicitaria e em 2014 Mika já trabalha em seu quarto album de estudio além de apresentar o X-Factor Italia.
Discografia
Life In Cartoon Motion (2007)
The Boy Who Knew Too Much (2009)
The Origin Of Love (2012)
Singles
2006: Relax, Take It Easy
2007: Grace Kelly
2007: Lollipop
2007: Love Today
2007: Big Girl (You Are Beautiful)
2007: Happy Ending
2009: We Are Golden
2009: Blame It On The Girls
2010: Rain
2010: Kick Ass (We Are Young)
2011: Elle Me Dit
2012: Celebrate
2012: Underwater Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.