Lykke Li é o nome artístico da cantora sueca Li Lykke Timotej Zachrisson, nascida em 18 de março de 1986, na cidade de Ystad.
O timbre infantil da cantora pode ser imediatamente associado à Sally Shapiro e Annie, mas a loirinha tem complexidade o suficiente para disputar espaço entre bandas de indie mais conceituadas, como Peter Bjorn and John. Num país em que toda a população é quase do tamanho de Londres, mas a cena musical é tão prolífica e relevante quanto a britânica, Lykke se tornou uma das artistas mais promissoras da nova década do século 21.
Li nasceu em Ystad, Skåne, na Suécia em 1986. A sua vida está desde cedo ligada ao Mundo e às Artes, sendo filha de pais artistas (a mãe era pintora e o pai músico). Um pouco mais crescida Li e os seus pais mudaram-se para Estocolmo. Mais tarde quando Li tinha seis anos, a família foi morar em Portugal, onde viveram por cinco anos. A vida agitada dos pais a fez passar bastante tempo entre Lisboa e Marrocos. Também passou invernos no Nepal e na Índia, e aos 19 anos a cantora e a família mudam-se para Nova Iorque durante três meses.
Aos 21 anos regressou à Suécia onde gravou o disco de estreia, ?Youth Novels?, que contou com produção de Bjorn Yttling, dos Peter Bjorn and John, e Lasse Martén (produtor de Pink e Shout Out Louds).
Mais recentemente, Lykke Li colaborou no álbum de estreia dos N.A.S.A. ao lado de Kanye West e Santigold.
Quando Li não está em tour, a cantora reside em Södermalm, distrito de Estocolmo.
Em 2009, a cantora teve a música "Possibility" incluída na trilha sonora do filme Lua Nova.
Álbuns: Youth Novels. (2008)
"Youth Novels" é o álbum de estreia da promissora cantora Lykke Li. Foi produzido por Bjorn Yttling, do grupo Peter Bjorn and John e foi bem recebido pelo público e pela crítica. Foi considerado pela revista de música Q como um dos 50 melhores álbuns do ano 2008, tendo acabado em número 37. Possui uma nota 75 no site metacritic, baseado em 27 críticas.
Wounded Rhymes. (2011)
Wounded Rhymes é o segundo álbum de estúdio da cantora Lykke Li, de origem Sueca, pela gravadora LL Recordings, sob licença exclusiva da Warner Music UK Limited.
O álbum também foi produzido por Bjorn Yttling, do grupo Peter Bjorn and John, que ja tinha trabalhado com Lykke, na produção de Youth Novels. Foi lançado oficialmente, no dia 28, de Fevereiro de 2011. O álbum foi muito aclamado pela crítica, possuindo uma nota 83 no site matacritic, baseado em 34 críticas. É o álbum de Lykke com maior nota no site. Os singles de divulgação escolhidos foram: "Get Some", "I Follow Rivers" (Tanto sua versão original quanto o remix tiveram clipes lançados), "Sadness Is a Blessing" e "Youth Knows No Pain."
I Never Learn. (2014)
"I Never Learn" é o terceiro álbum de estúdio da cantora Lykke Li. O álbum foi lançado no dia 05 de maio de 2014 pela gravadora LL Records e Atlantic Records. O álbum foi produzido por Björn Yttling, Li e Greg Kyrstub. A Billboard e a Rolling Stone avaliaram o álbum como um dos melhores do ano de 2014, sendo ressaltado seus vocais e sonoridade. Possui uma nota 77 no site metacritic, baseado em 32 críticas. O álbum debutou em 29 na billboard 200, a maior parada de discos no mundo. Lykke é considerada uma das melhores artista do alternativo no mundo musical, muitas vezes comparada com a Lorde, Florence and The Machine, Ellie Goulding, Banks, Björk e Lana Del Rey. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.