Luis Caldas

Luis Caldas

Axé Music

Sua história começa em Feira de Santana, interior da Bahia, no ano de 1963. Desde cedo, a música passou a fazer parte de suas brincadeiras, bem como a mania de imitar os artistas que apareciam na televisão. Entre uma brincadeira e outra, aconteceu o aprimoramento para as futuras performances nos palcos. Na infância, a diversão predileta girava entorno do som. Brincava de confeccionar instrumentos musicais usando cabo de vassoura, lata e caixa de papelão. Tempos depois, quando ingressou em bandas de baile, atuando inicialmente como cantor e logo depois como instrumentista, as portas do mundo da música começaram a ser abertas. Aprender as novas canções tocadas nas rádios era o que motivava para seguir a carreira artística. A brincadeira de cantar, imitando outros artistas, acabou virando ofício.
Depois de atuar em várias bandas de bailes pelo interior baiano, veio a fase no Trio Elétrico Tapajós, um dos trios mais importantes do Carnaval baiano e que manteve acesa a chama do que fora inventado por Dodô & Osmar. No Trio Tapajós, tive a minha primeira canção ("Oxumalá") gravada em disco. Desde então, as gravações não cessaram. Morando em Salvador, formou a própria banda, a Acordes Verdes, iniciando a carreira solo. Paralelamente, passou a trabalhar também no estúdio WR, de Wesley Rangel. Na WR, gravou o primeiro disco autoral, um compacto simples com as canções "O Beijo" e "Como um Raio".
Em 1985, gravou o LP "Magia", disco emblemático que deflagrou o que viria a ser a Axé Music. A canção "Fricote" ("Nega do cabelo duro") puxou a vendagem deste disco e o Brasil passou a conhece-lo também pelo fato de andar descalço vestindo diferente para os padrões da época. Foi o precursor de um estilo de música amparado pelo clima carnavalesco e emplando muitos sucessos nos discos seguintes, consolidando a carreira solo. Ganhou também projeção nacional e internacional com o sucesso de "Tieta", tema de uma novela com o mesmo nome, da Rede Globo. Ao longo de sua carreira, que hoje segue cada vez mais consolidada, vendi mais de dois milhões de discos. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.