Lena Meyer Landrut

Lena Meyer Landrut

Pop

Lena Johanna Therese Meyer-Landrut (nascida em 23 de maio de 1991), conhecida simplesmente como Lena, é uma cantora e compositora alemã. Natural de Hannover, Lena fez aulas de dança a partir dos cinco anos de idade e começou a cantar e atuar em programas televisivos como figurante, embora nunca tenha recebido algum treinamento formal de canto e atuação. Em 2010, Lena se candidatou ao Unser Star für Oslo 2010, seleção nacional da Alemanha para o Eurovision Song Contest daquele ano que tinha Stefan Raab, futuro mentor e produtor da cantora, como jurado. Após avançar nas semifinais, a cantora chegou à final do programa, na qual cantou três músicas: "Bee", "Satellite" e "Love Me". Dessas três, "Satellite" foi escolhida pelo público como a que Lena cantaria no Eurovision. Após vencer a competição, Lena estabeleceu um recorde ao estrear na tabela musical de singles da Alemanha com as três músicas que havia cantado na final entre as cinco primeiras colocações. "Satellite" ficou no primeiro lugar durante as cinco primeiras semanas em que passou na lista da Alemanha, onde foi certificada como disco de platina dupla por mais de 600 mil cópias vendidas. Desse número, 100 mil foram da semana de estreia, o que tornou "Satellite" na música em formato digital que mais vendeu rapidamente no país.

Lena apresentou "Satellite" na final do Eurovision de 2010 realizada em Oslo, Noruega, e venceu a competição com 246 pontos. Essa foi a primeira vitória da Alemanha como um país unificado após a Segunda Guerra Mundial e a primeira desde 1982. "Satellite" se tornou num sucesso comercial pela Europa, voltando ao número um na Alemanha e também se tornando na primeira música vencedora do Eurovision a atingir o topo na lista continental European Hot 100 Singles. O álbum de estreia de Lena, My Cassette Player foi lançado em maio de 2010, antes da apresentação dela no Eurovision, e contém o single "Touch a New Day". O disco foi um sucesso comercial na Europa, onde atingiu as dez primeiras colocações em seis países e o número um na Alemanha e na Áustria. A cantora foi selecionada internamente para representar o seu país no Eurovision de 2011, realizado em Düsseldorf, Alemanha, com a faixa "Taken by a Stranger". Nesta edição, a Alemanha finalizou em décimo lugar.

Em 2011, Lena lançou seu segundo álbum, Good News, deu início à sua primeira turnê pela Alemanha e venceu as categorias Melhor Artista Alemão e Melhor Artista Europeu nos MTV European Music Awards (EMA), sendo uma das finalistas para Melhor Artista Mundial. Sem a participação de Raab no seu trabalho, a cantora deu início à elaboração do terceiro álbum Stardust, de 2013, em que passou a compor suas próprias músicas. O material recebeu críticas positivas e manteve a popularidade de Lena em países de língua alemã. A faixa-título "Stardust" atingiu o número dois na Alemanha. Nos EMA de 2013, a artista concorreu novamente para Melhor Artista Mundial após vencer Melhor Artista Alemão e Melhor Artista da Europa Central. Lena participou como jurada das três primeiras temporadas do programa The Voice Kids alemão entre 2013 e 2015. O quarto trabalho de estúdio, Crystal Sky, foi lançado em 2015 e precedido pelo single "Traffic Lights". Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.