Leandro e leonardo

Leandro e leonardo

Sertanejo

Leandro & Leonardo foi uma dupla brasileira de música sertaneja formada pelos irmãos Luís José da Costa (Goianápolis, 15 de agosto de 1961 ? São Paulo, 23 de junho de 1998), o Leandro, e Emival Eterno da Costa (Goianápolis, 25 de julho de 1963), o Leonardo.

Os goianos formaram a dupla em 1983, a qual durou até 23 de junho de 1998, quando Leandro faleceu de um raro câncer e venderam junto mais de 17 milhões de discos.

Desde a morte do irmão, Leonardo segue em carreira solo.

Filhos de Carmem Divina Eterno da Silva e de Avelino Virgulino da Costa, falecido em 11 de janeiro de 2015, os irmãos trabalhavam na plantação de tomates da família até que Luís percebeu sua vocação para a música e chegou a ser vocalista de uma banda chamada Os Dominantes, que fazia côveres de músicas dos Beatles e de Roberto Carlos, e teve notória iniciação na cidade de Vianópolis, no interior do estado. Em 1983, Luís abandonou a banda e formou a dupla com seu irmão Emival. Naquela época, Emival trabalhava em uma farmácia.

Ao saberem que um dos funcionários teve filhos gêmeos batizados de Leandro e Leonardo, os irmãos decidiram que este seria o nome artístico da dupla.

Pouco tempo depois, já venceram um programa de calouros da TV local, e com o dinheiro ganho no concurso foram para São Paulo gravar um álbum com tiragem de 500 cópias, que não fez sucesso. Apesar do disco não ter feito sucesso, abriu as portas para que fossem contratados por uma gravadora, na qual lançaram dois discos: Leandro & Leonardo Vol. 1, em 1986, e Leandro & Leonardo Vol. 2, em 1987.

Até então, os dois já eram conhecidos no estado de Goiás, no meio sertanejo. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.