
Kudai é um grupo musical chileno formado em 2004 por Bárbara Sepúlveda, Nicole Natalino, Pablo Holman e Tomás Manzi. Após o lançamento de seu álbum de estreia, Vuelo (2004), a banda expandiu sua popularidade na América Latina com os álbuns subsequentes, Sobrevive (2006) e Nadha (2008). Em 2006, após a saída de Nicole, a cantora equatoriana Gabriela Villalba integrou o grupo. Em 2010, o grupo entrou em um período de inatividade, retornando em 2016 com sua formação original.
Em 1999, o produtor chileno Pablo Vega formou o grupo musical infantil Ciao. Este era composto por Bárbara ( Santiago, Chile , 3 de novembro de 1988), Nicole (Santiago, 5 de março de 1989), Pablo (Santiago, 23 de julho de 1988) e Tomás (Edelberga, Alemanha, 4 de setembro de 1989). O Ciao interpretava versões em espanhol de canções pop italianas. O grupo se apresentou em diversos programas de televisão e, em 2002, lançou seu único álbum de estúdio, intitulado El Poder de Los Niños.
Em 2004, com a transição dos integrantes para a adolescência, o nome do grupo foi alterado de Ciao para Kudai. Este nome é derivado da palavra "kudau", que na língua mapuche (língua dos povos originários chilenos) significa "jovem trabalhador". Naquele ano, foi lançado o primeiro álbum sob o nome Kudai, Vuelo, que incluía canções abordando temas como liberdade, amor e depressão, com o objetivo de tratar de assuntos relevantes para a juventude da época. O álbum gerou singles como "Sin Despertar", "Ya Nada Queda" e "Escapar", alcançando sucesso no Chile.
Após uma turnê nacional entre 2004 e 2005, o grupo iniciou um processo de internacionalização no ano seguinte. Em junho de 2006, lançaram seu segundo álbum, Sobrevive, cujas letras abordavam questões sociais como distúrbios alimentares, dependência química e suicídio. No entanto, devido à saída de Nicole Natalino por conflitos com o empresário do grupo, Pablo Vega, o álbum foi regravado com os vocais de Gabriela Villalba (Quito, 20 de setembro de 1984), que a substituiu na turnê promocional do projeto. O relançamento incluiu a canção "Tú". Em 2007, o grupo foi reconhecido com o prêmio de Melhor Artista Pop nos Premios MTV Latinoamérica e se apresentou no festival Viña del Mar. Durante este período, o grupo estabeleceu residência no México.
Em 2008, o grupo lançou seu terceiro álbum, Nadha (que em sânscrito significa "o som da profundeza da alma"). As temáticas abordadas nas letras incluíam sexualidade, violência doméstica e mudanças climáticas. O álbum resultou na primeira indicação do grupo ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Vocal por uma Dupla ou Grupo. Naquele ano, também participaram da faixa "Estar Bien" com os mexicanos RBD e Eiza González, em uma campanha de conscientização sobre distúrbios alimentares e obesidade. Em 2009, o grupo anunciou que entraria em um período de inatividade. No ano seguinte, foi comunicado que o grupo se separaria devido a problemas internos entre os membros e com o empresário, Pablo Vega.
Em 2016, o grupo anunciou seu retorno com a formação original, sem Gabriela Villalba e com a inclusão de Nicole Natalino. Desde então, o grupo realizou diversas turnês na América Latina, lançou seu quarto álbum de estúdio, Laberinto, em 2019, e um álbum de regravações, Revuelo, em 2021. Em 2022, participaram da 2000's Pop Tour no México, ao lado de outros artistas e grupos que obtiveram sucesso na década de 2000.
Em 2024, o grupo iniciou a Revive Tour, uma turnê na qual se apresenta com cinco integrantes, marcando o retorno de Gabriela Villalba às performances ao vivo. Pela primeira vez como um quinteto, lançaram a faixa "Karma" em 2025. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.