O guitarrista Kiko Loureiro, nascido em 1972 no Rio de Janeiro, não é por acaso um dos melhores músicos do país. A dedicação integral à música começou cedo: desde os onze anos vem desvendando os segredos das seis cordas. Nesta época decidiu-se pelo violão por mero acaso. Apesar de ser canhoto, Kiko toca seus instrumentos de corda do tipo destro pois começou fazendo aulas de violão para destros. Foi por dois anos que o professor Pedro ensinou os primeiros acordes e as primeiras peças de violão a Kiko.
Adolescente rockeiro, Kiko quis aprender guitarra. Ganhou sua primeira guitarra aos treze anos, uma Giannini modelo SG preta, e um amplificador cubo também Giannini. Dedicou-se então a aprender os solos e riffs que ele tanto admirava, de guitarristas como Eddie Van Halen, Jimmy Page, Jimi Hendrix, Randy Rhoads, etc.
Aos dezesseis, já levando bem a sério o estudo da guitarra, Kiko foi estudar no antigo IG&T e lá teve a oportunidade de conhecer o guitarrista e mestre Mozart Mello, com o qual estudou durante cinco anos. Foi neste período que Kiko começou a tocar profissionalmente nas casas noturnas de São Paulo. Suas duas principais bandas nesta época foram o Legalize (com Edu Mello nos vocais, Dennis Belik no baixo e Alja na bateria). Posteriormente tocou com a banda A Chave, participando também no projeto do tecladista Fábio Ribeiro, o Blesqui Zátsaz. Também nesta fase, Kiko conheceu Seizi Tagima, quando levou sua Ibanez, guitarra posterior, à Giannini para regular, e assim conheceu o atelier deste famoso luthier. Depois deste encontro, Kiko e Seizi desenvolveram uma guitarra que veio a ser o protótipo da Tagima Zero e substituiu sua Ibanez. Kiko utilizou tanto seu protótipo quanto as Tagima Zero por muitos anos e recentemente desenvolveu dois novos modelos, a Tagima K1 e a Tagima K2.
Em 1992, aos dezenove anos, foi convidado para entrar no recém formado Angra. A partir daí sua história se confunde com a história desta banda. Kiko teve de se dedicar por tempo integral ao Angra, pois os resultados perante crítica e público desde a primeira demo, de 1992, foram surpreendentes.
Em março de 1993 Kiko grava sua vídeo-aula pela produtora MPO, e logo em junho viaja à Alemanha para gravação do primeiro CD do Angra, intitulado Angels Cry. O Angels Cry, em sua estreia, obteve grande repercusão, principalmente no Japão, onde chegou a ser disco de ouro.
Além de guitarra, Kiko também toca baixo, piano e bateria. No álbum do Angra Temple of Shadows, de 2004, ele fez também uma participação com piano. Em seus álbuns solo, tocou bateria em algumas músicas. No single "Acid Rain" do Angra ele tocou baixo, já que com a saída de Luiz Mariutti a banda ainda não tinha um baixista substituto (que mais tarde viria a ser Felipe Andreoli).
Ele foi colunista durante um ano e capa por duas vezes da revista japonesa 'Young Guitar', colunista e capa das revistas 'Guitar & Bass' e 'Cover Guitarra' e teve uma matéria publicada na 'Guitar Player' americana em outubro de 2007, dentre outras publicações, e também foi eleito melhor guitarrista do mundo pela revista 'Burrn!'
Foi chamado para fazer uma participação no álbum My Winter Storm, da cantora finlandesa Tarja, e participou da turnê pela América Latina junto com ela. Recentemente ele participou da NAMM 2009, uma das maiores feiras musicais do mundo. Se apresentou ao lado de renomados músicos como Victor Wooten, John DeServio (Black Label Society), Richie Kotzen, Eddie Jackson (Queensrÿche), Joe Satriani, Mike Terrana (que já gravou dois de seus álbuns com Kiko Loureiro), Doug Wimbish (Madonna, Living Colour, Mick Jagger) e Neil Smith (Alice Cooper). Já havia participado da NAMM 2008 antes. Já tocou em diversos programas de TV, inclusive na Rede Globo (Jô Soares e Altas Horas), na Record, ESPN Brasil, entre outras. Recentemente recebeu uma proposta para abrir alguns shows do Iron Maiden, mas não pôde ir devido aos shows já agendados com o Angra.
Em abril de 2015, Dave Mustaine confirmou a entrada de Kiko como guitarrista da banda de Thrash Metal Megadeth, que participará das gravações do próximo disco da banda americana.
Discografia (como guitarrista solo):
? No Gravity (2005)
? Universo Inverso (2006)
? Fullblast (2009)
? Sounds of Innocence (2012)
? Open Source (2020) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.