Kanye West

Kanye West

R&B

Ye, nascido como Kanye Omari West - mais conhecido como Kanye West (nascido a 8 de junho de 1977) - é um rapper, produtor e designer americano, vencedor de 22 prêmios Grammy, incluindo 4 prêmios para Melhor Álbum Rap. Kanye alcançou a fama mundial após lançar o seu álbum de estreia, The College Dropout, em 2004. Antes de se firmar como rapper, produzia para grandes estrelas do mundo da música, como Jay-Z, Alicia Keys, Janet Jackson, entre outros. Seu estilo de produção originalmente consistia de samples vocais agudizados de músicas soul incorporados à sua própria percussão e instrumentos. Contudo, em produções subsequentes, ele aumentou sua paleta musical e expressou influências que incorporam R&B dos anos 70, baroque pop, trip hop, arena rock, folk, música alternativa, música eletrônica, synthpop e música clássica.

Biografia

Nascido em Atlanta, aos 3 anos foi viver em Chicago, Illinois, depois do divórcio de seus pais.
Sua mãe, Donda West, trabalhava como professora no departamento de Inglês da Chicago State University, antes de se reformar para ser manager do filho. Ao contrário da maioria dos rappers, Kanye cresceu num bairro de classe média. Seus pais eram influentes na comunidade negra dos E.U.A por fazerem parte do grupo Black Panther. Depois de frequentar a The American Academy of Art, uma escola para estudantes de arte, frequentou a Universidade de Chicago, mas desistiu para poder começar a trabalhar na carreira musical. Enquanto estava na escola, Kanye já produzia beats para alguns artistas. Veio a ganhar fama mais tarde por produzir músicas que se vieram a tornar hits para artistas de Hip-Hop/R&B. Entre eles, Common, Jadakiss, The Game, Alicia Keys, Foxy Brown, Jay-Z, Memphis Bleek, Beanie Sigel, Cam'Ron, Janet Jackson, Hugh "MC Son" Ryan, Brandy, Eminem, Talib Kweli, Keyshia Cole, Dilated Peoples, Ludacris, Lupe Fiasco e John Legend.

Começou sua carreira com o produtor NO I.D. que produzia para Common. NO I.D. encorajou Kanye a samplear hits antigos de Soul e dar um ?sabor? novo pra eles. Mas Kanye era mais que um produtor, era um rapper. Só que as gravadoras não viam isso. Tudo mudou quando Kanye conheceu Damon Dash e Jay-Z, CEOs da Roc-a-fella Records. Kanye passou a produzir muitos beats para Jay-Z, fazendo um disco clássico em The Blueprint. E com a aposentadoria de Jay-Z, Kanye se tornou o artista com mais vendas no time da Roc, provando que esse jovem da Chi Town pode fazer as cabeças baterem ao redor do mundo.

Em 2007 cravou uma briga, que ninguém sabe ao certo se era uma manobra de marketing ou realmente um briga, com 50 Cent, em que apostavam que venderia mais discos. Com a certeza da vitória, 50 disse que pararia com a gravação solo de discos se perdesse para o playboyzinho de Chi. Mas não foi isso o que aconteceu. "Graduation", de Kanye, foi um sucesso de vendas.

Mas nem tudo são flores na vida do produtor/rapper: em novembro de 2007, sua mãe, Donda West, faleceu em uma cirurgia estética. Logo depois, cumprindo sua agenda, Mr. West não conteve o choro quando cantou a música 'Hey Mama' em Paris, palco de sua primeira apresentação após a morte de sua musa inspiradora, como ele próprio diz. O 4º álbum de estúdio de Kanye, "808s and Heartbreak" surgiu na sequência do período negro que se seguiu à morte da mãe. Em esse álbum, Kanye não rappa, mas canta com "auto-tune", não tanta para disfarçar eventuais fraquezas vocais, mas mais para dar uma certa estética ao disco.

Em 2010, lança "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", considerado por muitas publicações, sites e blogs como o melhor álbum de 2010 e da década.

Em 2011, surge o álbum "Watch The Throne", a sua colaboração com Jay-Z, e em 2012 lançou "Cruel Summer", compilação em que entram vários artistas da sua editora (GOOD Music). Kanye participa vocalmente em 6 das 13 faixas de "Cruel Summer".

Em 2013, volta aos álbuns de estúdio em nome próprio, com "Yeezus", que denota um estilo mais experimental que anteriormente.

Em 2016 lança "The Life of Pablo", uma novidade no mundo da música mainstream, pois se trata de um verdadeiro álbum em construção: estando apenas disponível para streaming - incluindo um mês e meio em exclusivo no Tidal - e para venda apenas no site de Kanye (fora isso, esteve disponível para download por um período muito breve também no Tidal). Kanye foi mudando partes de algumas das faixas desde o lançamento do álbum. Durante esse período de exclusividade, o Tidal duplicou o seu número de usuários.

Em 2021, o rapper lança DONDA, um álbum homenageando sua mãe, Donda West. Este álbum foi lançado depois de diversas apresentações artísticas, contando com nomes como sua ex-esposa, Kim Kardashian, Jay-Z que foi substituido por DaBaby, e Marilyn Manson, sendo esses dois últimos nomes bem polêmicos atualmente - isso porque DaBaby enfrentou um cancelamento devido à falas homofóbicas em um show recentemente, e Marilyn Manson enfrentando quatro processsos judiciais por abuso sexual de 15 mulheres diferentes.

Em 2022, o rapper anuncia o lançamento exclusivo de DONDA 2 para um dispositivo chamado "STEM PLAYER", que seria um projetor/mixer de som, uma espécie de mp3 capaz de projetar vídeos no ambiente e mixar musicas em tempo real, o projeto do STEM PLAYER foi parcialmente financiado pela YEEZY e futuramente se tornou um projeto oficial da Yeezy Tech. Como forma de ajudar nas vendas, Kanye publicou uma versão não finalizada do álbum DONDA 2 apenas no STEM PLAYER como forma de incentivo para a compra do produto.

Hoje, Ye é famoso pelo seu estilo autêntico e inovador, tanto nas batidas que envolvem a soul e a house music, quanto na moda. Conhecido tambem pelo seu ego inchadíssimo, incomparável no meio da música e cultura popular.

Discografia

The College Dropout (2004)
Late Registration (2005)
Graduation (2007)
808s & Heartbreak (2008)
My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010)
Watch the Throne (2011) (com Jay-Z)
Yeezus (2013)
The Life of Pablo (2016)
Ye (2018)
Kids See Ghosts (2018) (com Kid Cudi)
Jesus is King (2019)
DONDA (2021)
DONDA 2 (2022) (não finalizado)
VULTURES 1 (2024)
VULTURES 2 (2024) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.