Data de Nascimento:07-10-1951
Local de Nascimento:Seymour, IN
País de Origem:EUA
Ao longo da sua carreira, John Mellencamp teve de lutar bastante para ser reconhecido enquanto artista. Mellencamp começa a sua carreira no final dos anos 70, com fortes influências de Bruce Springsteen, e sob o nome de Johnny Cougar. Com o decorrer dos anos, a sua música torna-se mais distintiva, desenvolvendo-se como uma mistura de hard-rock e folk-rock. Esta evolução coincide com o crescimento da sua popularidade, pela altura de "Hurt So Good" e "Jack And Diane" se tornarem grandes sucessos, em 1982, Mellencamp tinha criado a sua variação própria do rock de Springsteen, Tom Petty e Bob Seger. Mas, mesmo obtendo boa aceitação comercial, os críticos tardavam em reconhecê-lo É só em 1985, com o álbum "Scarecrow", que realiza o seu desejo de ser levado a sério pela crítica. E é a partir daí que todos os discos que lança passam a ser recebidos calorosamente, construindo uma carreira que, com apenas algumas quebras pontuais, se mantém de boa saúde até finais dos anos 90.
John Mellencamp forma a sua primeira banda aos 14 anos, e continua a tocar durante a adolescência. Aos 24, decide ir viver para Nova Iorque para tentar uma carreira no mundo da música. Aí, torna-se cliente do manager de David Bowie, Tony Defries, que lhe arranja um bom contrato com a Mainman/MCA. Mellemcamp grava então um álbum de versões de nome "Chestnut Street Incident", editado em 1976. Só depois de ter o álbum na mão é que se apercebe, irritado, que Defries tinha alterado o seu nome, colocando na capa do disco o nome Johnny Cougar. "Chestnut Street Incident" é um fiasco e a MCA prescinde imediatamente do músico. Este fracasso foi o bastante azedar as suas relações com a indústria discográfica para o resto da sua carreira.
No ano seguinte, assina com a Riva Records e edita "A Biography", que passa despercebido. No entanto, o seu próximo trabalho, "Johnny Cougar", de 1979, chega ao top 40, com o hit "I need A Lover".
Steve Crooper produz, em 1980, "Nothin' Matters And What If I Did It", que coloca os hits "This Time" e "Ain't Even Done With The Night" no top 30. Mas é em 1982, com "American Fool", que Mellencamp "dá o salto", tanto musical como comercialmente. O disco chega ao primeiro posto das tabelas, graças a temas como "Hurts So Good" e "Jack & Diane", ambos com telediscos que se tornariam clássicos da MTV. O sucesso de "American Fool", significou a mudança do seu nome artístico para o seu nome real. E, em 1983, "Uh-Huh" torna-se o seu primeiro disco gravado (com a respectiva tournée) sob o nome Jonh Cougar Mellencamp. Apesar do seu sucesso comercial crescente, é com "Scarecrow", em 1985, que a crítica o reconhece definitivamente. "Scarecrow", revelava uma grande consciência social e eclectismo musical, tornando-se no seu disco com críticas mais positivas. A partir daqui, mostra-se muito activo também a nível social, defendendo as causas dos agricultores americanos, e chegando mesmo a organizar uma Farm Aid, com Willie Nelson e Neil Young.
Continua a explorar temáticas sociais no seu disco seguinte, "The Lonesome Jubilee", de 1987, em que eram notórias influencias country e folk. Continua numa toada de exploração das raízes da música americana com "Big Daddy", de 1989. Regressa, dois anos depois, com "Whenever We Wanted", mais um êxito moderado. "Human Wheels", de 1993, recebe algumas das suas melhores críticas, embora não tenha gerado nenhum grande êxito.
Mellencamp regressa em força aos tops, quando, em 1994, grava um dueto com Me'Shell NdegeOcello no tema "Wil Night", que chega ao terceiro lugar. O álbum que acompanhou o tema, "Dance Nacked", tornou-se no seu maior sucesso desde "Big Daddy", chegando ao Ouro. Mellencamp esperava acompanhar o álbum com uma digressão, mas esta não se chegou a concretizar devido a um ataque de coração que sofreu no final de 1994. Passa então o ano de 1995 a recuperar, para regressar em 1996 com "Mr. Happy Go-Lucky", em que revelava uma ligeira influência da música de dança, num disco que chegou também ao ouro. No álbum seguinte, muda da Mercury (onde gravou a maior parte dos seus trabalhos) para a Columbia, onde edita "John Mellencamp", em 1998. E "Rough Harvest", uma compilação de material não editado, é lançada no ano seguinte.
"Cuttin' Heads" foi editado em 2001. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.