Hera Björk Þórhallsdóttir nasceu na Islândia em 1972, no seio de uma família com fortes raízes no mundo musical. Iniciou os seus estudos musicais em 1990 na Real Escola de Canto em Reykjavík, com o professor Elín Guðmundsdóttir. Em 1992 integrou a Escola de Musica da Islândia, onde se formou em 1996.
A sua carreira profissional teve início no teatro musical em 1995, tendo feito parte do elenco da versão islandesa da peça The Rocky Horror Picture Show. Ao seu papel de estreia seguiram-se muitos outros, em variadas produções, de 1995 a 1999.
Em 1999 é convidada a apresentar o programa Stutt í Spunann na televisão estatal. O talkshow tornou-se rapidamente uma referência nos serões de sábado e manteve-se no ar durante cerca de um ano.
Ao mesmo tempo que inicia a sua carreira televisiva, Hera canta no Chamber Choir Schola Cantorum em Hallgrímskirkja, com o qual grava 3 CDs, ganha variadas competições e é nomeada para o galardão de melhor álbum clássico nos prémios de música islandeses.
Gravou o seu primeiro CD, Ilmur af jólum, em 2000, entre actuações do Chamber Choir Schola. Apesar da sua popularidade crescente e dotes vocais que demonstra em algumas faixas, o seu primeiro trabalho a solo não teve a projecção esperada.
Entre 2001 e 2004 trabalha com Sigur Rós e Björk, gravando os coros dos CDs Óðin's Raven Magic (2002) e Medúlla (2004).
Após estes projectos, Hera faz uma pausa na sua carreira para continuar os seus estudos musicais. No início de 2005 muda-se para Copenhaga, inscrevendo-se no Complete Vocal Institute. Durante cerca de 3 anos estuda com prestigiados músicos, aperfeiçoando várias técnicas de canto, para vários estilos musicais.
Enquanto prossegue com os seus estudos na Dinamarca, faz algumas incursões à sua terra natal para actuações em variados projectos. Numa dessas incursões grava o seu segundo trabalho de originais, Hera Björk, editado em 2006.
Regressa à Islândia em 2008, integrando o projecto Frostroses (as divas islandesas). Ao lado de outras cantoras líricas nacionais, Hera actua em vários concertos natalícios por toda a Islândia e grava o CD Frostrósir ? The Divas.
Tendo feito parte da comitiva Islandesa ao ESC por duas vezes ? This is my life (2008) e Is it true? (2009) ?, não é de estranhar que na sua terceira presença saia do coro e assuma o papel principal.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.