Goiano e Paranaense

Goiano e Paranaense

Sertanejo

Valdomiro Neres Ferreira (o Goiano) e João Roberto Alonso (o Paranaense) formam uma jovem e excelente Dupla que, apesar de ter se formado na década de 1980, é autêntica e defende "com unhas e dentes" o Estilo Caipira Raiz.

Nascido em Sítio de Abadia, próximo a Goiânia-GO, no dia 11/05/1960, Valdomiro formou inicialmente com o Violeiro Valdo de Souza (também conhecido como Valdo Viola) a dupla "Neres e Nerci", dupla essa que durou de 1978 até 1980.

Nerci (o Valdo) resolveu então tentar a sorte na Capital Paulista. Oito meses depois, porém, Valdomiro o chamou de volta a Goiânia-GO e os dois voltaram a cantar em dupla, a qual teve o nome mudado para "Neres e Nerinho".

Alguns meses depois, "Neres e Nerinho" seguiram para São Paulo-SP e, na Paulicéia Desvairada, conheceram outros Violeiros renomados, dentre os quais, o Criador e Rei do Pagode Tião Carreiro, que gostou dos acordes que Valdomiro (Neres) tirava de sua Viola.

A dupla "Neres e Nerinho", no entanto, não chegou a gravar nenhum disco e acabou se desfazendo, ainda no início da década de 1980. Nessa época, o Valdomiro formou com João Roberto Alonso a dupla "Goiano e Paranaense", enquanto que o Valdo formou outra dupla com seu irmão Valdinho.

Valdo Viola já gravou 3 CD's junto com seu irmão e a dupla já se apresentou em diversos programas de TV, comandados por renomados apresentadores, do quilate de Raul Gil, Inezita Barroso e Geraldo Meirelles.

Valdo Viola é, por sinal, um Violeiro de estúdio que vem sendo bastante requisitado para gravações, além de estar preparando um CD de Solos de Viola Caipira e também apoiando musicalmente a dupla formada por seus irmãos "Matheus e Ariel".

João Roberto Alonso (o Paranaense) nasceu em Londrina-PR no dia 10/04/1959 e, com apenas 2 meses de idade seguiu para o Interior Paulista, na região de São José do Rio Preto-SP, onde reside até hoje.

"Goiano e Paranaense" lançaram seu primeiro LP em 1988: "Lágrimas de Pai", com composições de Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Amaraí, Léo Canhoto, Joel Marques, Toni Viola, Domério de Oliveira e muitos outros, além do próprio Goiano.

O segundo LP, no entanto, só foi lançado seis anos depois, em 1994. Nesse período, entre diversos shows, Goiano e Paranaense sobreram um acidente de carro nas proximidades de Orlândia-SP, próximo à cidade de Ribeirão Preto-SP. Goiano dormia no banco traseiro e foi atirado para fora do veículo, tendo sofrido lesões na garganta.

Impossibilitado de cantar e praticamente sem fala durante quase dois anos, Goiano recuperou sua voz graças ao Dr. Paulo Fontes e a gravação do segundo disco foi possível. Nesse segundo disco, Goiano é autor de 9 das 12 Músicas, com destaque para "O Doutor E O Caipira" (Goiano - Geraldinho) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página).

Goiano e Paranaense gravaram mais três discos: "A Voz do Cantador" (1996), "O Poder do Criador" (2000) e "Minha Vida, Minha Luz" (2003). A dupla também participou em diversos discos de outros intérpretes e também do DVD "100 % Caipira" (lançado pela Indie Records em 2005), interpretando "Doutor Caipira" (Abel - Benedito Seviero). Merece destaque também a participação da dupla na faixa "A Coisa Tá Feia" (Tião Carreiro - Lourival dos Santos) no CD "Saudades De Tião Carreiro - Os Amigos Cantam Seus Sucessos", lançado em 1996 pela Warner Music (06301715-2). Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.