O Godsmack teve início por volta de 1995, quando Sully Erna, um praticante da wicca, que já tocava bateria desde garoto, resolveu largar as baquetas e assumir o vocal. Para esse seu primeiro projeto como frontman, Sully chamou seus amigos Lee Richards (guitarra), Robbie Merril (baixo) e Tommy Stewart (bateria). Essa é a 1ª formação do Godsmack (nome supostamente retirado de uma música do Alice In Chains do álbum "Dirt").
O guitarrista Lee Richards resolve sair da banda por divergências musicais e em seu lugar entra Tony Rombola.
Com Rombola, já começam a fazer algumas apresentações. Com ajuda de amigos conseguem gravar seu 1º CD independente chamado "All Wound Up" de 96.
A banda emplaca singles como a forte "Keep Away" e a enigmática "Voodoo" com direto à video clipes. Em 2002 Godsmack perde seu baterista. Em seu lugar é rapidamente substituído por Shannon Larkin (ex-AMEN), que já participa das gravações do novo álbum, "Faceless".
Em 2004 excursionaram com Metallica e lançam o acústico The Other Side.
Em 2006 lançam o álbum IV e em 2007 "Good Times, Bad Times - Ten years of Godsmack" foi lançado. Uma coleção "greatest hits" da banda de hard rock Godsmack. A coleção inclui todas as singles da banda, com exceção de "Bad Magick", e um DVD de uma performance acústica da banda em Las Vegas no "The House of Blues"
As influências principais da banda incluem as bandas Alice in Chains, Black Sabbath, Led Zeppelin, Aerosmith, Judas Priest, Slayer, Metallica e Rush, de acordo com Sully Erna, Shannon Larkin e Tony Rombola. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.