Glenn Frey (nascido em 6 de novembro de 1948 em Detroit, Michigan; falecido em 18 de janeiro de 2016) foi um músico, cantor, compositor e ator americano, mais conhecido como um dos membros fundadores da lendária banda de rock clássico Eagles. Ele também teve uma carreira solo de sucesso, começando com No Fun Aloud de 1982, com seu trabalho permanecendo como favorito nas rádios até hoje. Membro do Songwriters Hall of Fame, trabalhou com muitos artistas como Bob Seger e Jackson Browne.
Crescendo em Royal Oak, Michigan, Frey se tornou parte da cena rock de meados dos anos 60 em Detroit. Sua primeira experiência de gravação profissional foi tocando violão e vocais de fundo nas músicas de Bob Seger "Ramblin' Gamblin' Man" em 1968. Frey e Seger continuariam amigos e parceiros ocasionais de composição nos anos posteriores. Frey então se mudou para Los Angeles. Sua primeira gravação como artista foi enquanto liderava Longbranch Pennywhistle, uma dupla com J.D. Souther, em 1969. Frey também conheceu Jackson Browne lá, com quem às vezes também escrevia músicas.
Depois de um período em 1971 apoiando Linda Ronstadt, Frey ajudou a formar o Eagles, tocando guitarra e teclado. Frey escreveu ou co-escreveu (muitas vezes com Don Henley) muitas das músicas do grupo, e cantou em vários sucessos do Eagles, como "Take It Easy", "Tequila Sunrise", "Lyin' Eyes", "New Kid in Town" e "Heartache Tonight".
Depois que os Eagles se separaram, Frey encontrou sucesso solo ao longo dos anos 80, especialmente com as músicas da trilha sonora "The Heat Is On" (de Beverly Hills Cop) e o hit #2 "You Belong to the City" (de Miami Vice, a trilha sonora de que ficou no topo das paradas de álbuns dos EUA por 11 semanas em 1985). Frey também contribuiu com a música "Flip City" para a trilha sonora de Ghostbusters 2.
Desde 1994, participou de vários projetos de reunião dos Eagles. No final dos anos 1990, Frey fundou uma gravadora com o advogado Peter Lopez chamada Mission Records. Ele também fez turnês solo nas últimas décadas.
Como ator na televisão, Frey estrelou em Miami Vice (em um episódio inspirado em seu hit "Smuggler's Blues"), teve um papel recorrente em Wiseguy, e teve um papel de protagonista no curta South of Sunset (que foi cancelado após um episódio). No final dos anos 90, ele estrelou Nash Bridges, e em 2002 ele apareceu no Arli$$ da HBO.
Cameron Crowe, que excursionou com os Eagles quando era adolescente, afirmou que o personagem de Russell, o guitarrista principal de seu filme Quase Famosos, foi baseado principalmente em Glenn Frey. A instrução que Russell dá ao jovem crítico autobiográfico de Crowe, William Miller, para "Apenas nos faça parecer legais", foi uma citação direta de Frey.
No programa de televisão Corner Gas, no episódio "Hook, Line and Sinker", os personagens estão colocando uma placa do lado de fora do posto de gasolina. Brent diz que foi cuidadoso ao escolher letras que não podiam ser rearranjadas para soletrar algo maluco. Wanda pergunta o que é. Brent diz "Venha para a troca de óleo, fique para a graxa". e logo depois, Wanda diz "Escolha Glenn Frey para um ménage à trois".
Em 18 de janeiro de 2016, foi anunciado que Glenn Frey havia morrido aos 67 anos em Nova York por complicações decorrentes de artrite reumatóide, colite e pneumonia. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.