Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de Junho de 1942) é um cantor, compositor e político brasileiro.
Ele iniciou sua carreira como músico da bossa nova, mas logo começou a compor músicas que refletiam um novo foco de preocupação política e ativismo social, junto com seu parceiro Caetano Veloso. Foi Elis Regina quem lançou Gilberto Gil nacionalmente como compositor em 1967 com a gravação da música "Ensaio Geral". Nos anos 70, Gil acrescentou elementos novos, da música africana e norte-americana, ao seu já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a música "Eu Vim Da Bahia", de Gil, em seu clássico LP chamado João Gilberto.
Em 1969, Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil era, e é, de certa forma comparável à de John Lennon e Paul McCartney no mundo anglófono, foram taxados de "subversivos" e presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964. Depois de soltos, ambos mudaram-se para Londres. Gil começou a tocar com grupos como Yes, Pink Floyd e a Incredible String Band, e ao mesmo tempo continuava sua carreira solo. Nos anos 70, fez uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um álbum em inglês.
Trabalhou com Jimmy Cliff com quem fez, em 1980, uma excursão e uma versão em português de "No Woman, No Cry" (em português, "Não chores mais") sucesso de Bob Marley & The Wailers que foi um grande sucesso, levando o reggae para o Brasil.
Continuou gravando, fazendo shows e se envolvendo em várias causas sociais, e chegou a ser eleito vereador em Salvador, sua cidade natal, no início dos anos 90. Seu álbum de 1993, Tropicália 2, com Caetano Veloso inclui o "cover" de uma música de Jimi Hendrix, "Wait Until Tomorrow," e é considerado um de seus melhores trabalhos desde o fim dos anos 60. Quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva tomou posse em janeiro de 2003, escolheu Gilberto Gil para ser Ministro da Cultura do Brasil. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.