Geraldine Estelle Halliwell (Watford, Reino Unido, 6 de agosto de 1972), filha de Laurence Halliwell, de ascendência inglesa e sueca, e Ana Maria Hidalgo, espanhola legítima, tendo quatro irmãos, dois de ambos os pais, Natalie e Max, e dois meio irmãos, Paul e Karen, todos mais velhos que ela. Halliwell ficou mundialmente conhecida como Ginger Spice ao integrar, nos anos 90, o maior fenômeno pop desde os Beatles, as Spice Girls.
Em 7 de junho de 1999 é lançado o primeiro álbum, Schizophonic, estreando em 4º lugar e vendendo 31.274 cópias na primeira semana. O álbum vendeu um total de 483.419 cópias no Reino Unido e foi certificado de platina duplo. No Canadá o álbum chegou ao décimo quinto lugar, ganhando certificado de platina. Na Austrália, Espanha e México o álbum foi certificado de ouro, com vendas de 40.000, 60.000 e 85.000 cópias respectivamente, totalizando 2.5 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Os singles retirados do album tiveram grande exito e boas posições nos charts mundiais: Look At Me, Mi Chico Latino, Lift Me Up, Bag It Up.
Em 14 de maio de 2001, o segundo álbum Scream If You Wanna Go Faster foi lançado, trabalhado pelos maiores produtores do pop, incluindo Steve Lipson e Rick Nowels. O álbum não se saiu tão bem quanto o esperado, vendendo apenas 35.000 cópias no primeiro dia e alcançando a quinta posição. Existem algumas curiosidades sobre o álbum como por exemplo em alguns países mais conservadores, a faixa Feels Like Sex foi retirada por conter algumas frases com conteúdo sexual.
Porém o single It's Raining Men também foi o segundo mais vendido do ano de 2001, ficando atrás apenas de Lady Marmalade outra regravação feita por Christina Aguilera, Pink, Mya e Lil' Kim, porém como foram lançados em épocas diferentes do ano, ambos alcançaram o topo nas rádios, sendo It's Raining Men primeiro lugar em mais de 35 países. O single recebeu vários premios, sendo o mais importante deles o NRJ Musica Awards, na França. A música também fez parte da trilha sonora do filme O Diário de Bridget Jones.
Em outubro de 2002 Geri participa como juíza do reality show Popstars: The Rivals, que pretendia criar um novo grupo pop feminino no Reino Unido, de onde foi formado o grupo Girls Aloud.
Em 6 de junho de 2005 á lançado o álbum Passion, estreando na posição 41, na lista dos álbuns mais vendidos. Todas as faixas do álbum co-escritas pela cantora em parceria com grandes compositores britânicos como Guy Chambers e Steve Power. Diferente dos álbuns anteriores, Passion trazia um contraste entre faixas com sonoridade dance e outras faixas jazz, sendo o trabalho mais ambicioso e ousado da cantora. Os singles foram as dançante Ride It e Desire. Apesar do desejo de Geri de lançar pelo menos mais dois singles do álbum, a EMI decidiu finalizar o trabalho em Passion, porém não sem antes a cantora disponibilizar para as rádios uma versão promo de "Love Never Loved Me".
Em setembro de 2005, ainda com problemas com bulimia, Geri voltou às primeiras páginas dos jornais com mais uma polêmica, dessa vez para anunciar sua gravidez de pai desconhecido.
Em 14 de maio de 2006 Geri deu à luz sua primeira filha, chamada de Bluebell Madonna Halliwell, uma homenagem à cantora pop Madonna, pela qual Geri tem grande admiração. Na época do nascimento de Bluebell Madonna, Geri declarou que quando chegasse o momento certo não privaria a filha do direito de saber quem é seu pai. Um ano depois Geri declara que o pai de sua filha é o baterista da banda Bush e argumentista cinematografico Sacha Gervasi.
Em 28 de junho de 2007, Geri Halliwell aparece com Emma Bunton, Melanie B, Victoria Beckham e Melanie C andando inesperadamente pelas ruas de Londres anunciando o retorno das Spice Girls. Um retorno muito aguardado para os fãs e toda a imprensa mundial.
No final de 2009 Geri declara que fechou um contrato para o lançamento de mais um disco solo no qual vem trabalhando nele, e se espera um disco bem dançante e reformulado com o melhor que a cantora tem a mostrar. Vazou agora em setembro de 2010 o trecho de uma musica chamada "Pump It" mas ainda não se sabe muito a respeito da musica mas mostra o que pode vir por ai. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.