Gera Samba

Gera Samba

Axé Music

O Gera Samba é um grupo brasileiro de Pagode, com uma música próxima ao Samba de Roda, surgido em Salvador, Bahia. O conjunto obteve uma única premiação pela ABPD com o álbum de estúdio "É o Tchan" que foi lançado em 1995 e certificado em 1996 com Disco de Platina Duplo pelas mais de 500 mil cópias vendidas no país.

Formou-se em 1992 com dez músicos. O grupo passou por algumas transformações ao longo do tempo. No início o Gera Samba mantinha um estilo frouxo de pagode tendo como uma de suas músicas mais famosas da época "A Cordinha".
Mais tarde, o grupo teve que passar pelas primeiras transformações. Um delas é o fato de surgir uma nova manifestação de pagode, um estilo próprio da segunda geração do pagode, de grupos como Gera Samba tendo como a música mais famosa "É o Tchan" de 1996. Em 1995, houve a primeira cisão do grupo. Dois músicos saíram do Gera e fundaram outro grupo, o Terra Samba. Em 1997, ocorreu a segunda cisão. Parte do Gera Samba se tornou um outro grupo de Pagode, que devido ao sucesso do álbum de 1996, passou a se chamar É o Tchan!. Este às vezes mistura Pagode e rítmos regionais inclusive o Axé Music, mas manteve o padrão sensual dos sambas Pagode de grupos famosos como o seu antecessor Gera Samba.
Desde essa época até hoje, o Gera Samba não sofreu mais esses tipos de transformações. No entanto, em 2003 o restante do grupo decide voltar ao grande sucesso. Como ambos o pagode e o axé não são mais estilos de tanto sucesso, o Gera Samba passa criar músicas em estilo samba reggae, o estilo mais tocado nas praias, bares e restaurantes da Bahia.

Hoje o Gera Samba é composto por sete músicos, com a entrada de alguns novos participantes, dentre eles duas novas mulheres. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.