Banda de alternative rock dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995, após a dissolução de sua antiga banda, o Nirvana, um ícone do "som de Seattle" (vulgo "grunge"). Seu nome é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, também conhecidos por UFOs (em português, OVNIs).
A banda iniciou-se após a morte de Kurt Cobain, em 1994. Pouco depois, Dave grava seu primeiro disco, praticamente solo: com exceção da guitarra de ''X-Static'', ele tocou todos os instrumentos das faixas.
Dave, porém, não queria uma banda de um só membro. Foi então que convidou o baixista Nate Mendel (ex-Sunny Day Real Estate) e o baterista William Goldsmith. Pat Smear, que era um membro não-oficial do Nirvana, foi adicionado como segundo guitarrista, completando assim a banda.
Seu primeiro single, "This Is A Call", foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia, no mês seguinte. "I'll Stick Around" e "Big Me" foram os próximos singles lançados nos meses posteriores.
Em 1997, Dave Grava o CD The Colour And The Shape em Seatle com o produtor Gil Norton, Durante as gravações, Dave e William tiveram um grande desentendimento. Isto se deu ao fato de Dave, insatisfeito com a performance de William, tomasse a decisão de regravar toda a parte da bateria do novo álbum. William só foi avisado depois, e depois de uma discussão ficou definido que Dave ainda gostaria de contar com William na banda, mas ele não gravaria bateria neste álbum. Isso gerou um mal estar entre William e o resto do grupo, resultando assim em sua saída da banda.
Dave, mais do que tudo, precisava de um novo baterista e, após assistir um show de Alanis Morissette, contatou o baterista da banda dela, Taylor Hawkins, sobre a possibilidade de juntar-se à sua banda. Taylor aceitou.
Em 1997, em pleno VMA (Video Music Awards) Pat Smear (segundo guitarrista), anunciou sua saída. Para seu lugar, foi chamado Franz Stahl, saindo logo depois alegando divergências musicais. Foi chamado então Chris Shiflett (ex-No Use For A Name).
No final de 2001 a banda gravou seu quarto álbum: One By One.
Em 14 de junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Dave citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum, Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e no teclado. Em novembro, a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin And Bones, com quinze faixas selecionadas em três concertos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, apresentando faixas não disponíveis no CD.
Em 25 de setembro de 2007 a banda lançou o álbum "Echoes, Silence, Patience & Grace", lançado pela RCA Records. Nesse trabalho, eles voltam a trabalhar com o produtor Gil Norton, que não produzia um disco do Foo Fighters desde The Colour And the Shape em 1997. O álbum teve quatro singles lançados, "The Pretender", "Long Road To Ruin", "Cheer Up, Boys (Your Make Up Is Running)" e "Let It Die".
Em 3 de novembro de 2009, o Foo Fighters lançou a coletânea Greatest Hits, que inclui as músicas de maior sucesso da banda e duas canções inéditas, "Wheels" e "Word Forward", além de uma versão acústica de "Everlong".
O mais recente álbum da banda, "Wasting Light, foi recebido por críticas positivas de várias revistas especializadas e também pelo público. Contém 12 músicas inéditas, uma delas disponível somente no álbum "Wasting Light: Deluxe Edition", e também marca a volta do estilo Hard Rock da banda, com sons mais pesados e rápidos. A abordagem para com os fãs com esse álbum, também foi diferente, Dave, disponibilizou o cd inteiro na internet e um vídeo gravado em estúdio tocando todas as músicas do álbum. Oficialmente, a banda tem 2 videoclipes lançados até agora, das músicas "Rope" e "White Limo" que foram gravados de forma independente e com câmeras caseiras. Esse álbum também marca a vinda definitiva de Pat Smear para banda, que era músico de apoio desde 2005. Na gravação do disco, foram convidados Bob Mould, que foi guitarrista e vocalista das bandas Hüsker Dü e Sugar, na música "Dear Rosemary" e Krist Novoselic, ex- baixista do Nirvana, na música "I Should Have Known".
A banda já arrecadou ao longo da sua carreira 6 prêmios Grammy, cronologicamente aqui apresentados:
- 2001 - Melhor Álbum Rock - There Is Nothing Left to Lose
- 2001 - Melhor Video Clip - "Learn to Fly"
- 2003 - Melhor Perfromance Hard Rock - "All My Life"
- 2004 - Melhor Álbum Rock - One By One
- 2008 - Melhor Álbum Rock - Echoes, Silence, Patience & Grace
- 2008 - Melhor Performance Hard Rock - "The Pretender" Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.