Um dos ícones do hard rock setentista, conhecidos por clássicos como ?Slow Ride? e ?Fool For The City?, que até hoje tocam nas melhores rádios de rock do mundo.
Dave Peveret e Roger Earl juntaram-se ao guitarrista Rod Price e ao baixista Craig MacGregor e formaram o Foghat. Era o início da década de 70 e como eles não conseguiram o muito sucesso na terra da rainha, foram para os Estados Unidos, ficando por lá até hoje, por isso muitos pensam ainda que eles eram americanos, até parecem uma banda de rock americana, mas das boas. E sua música mais famosa, ?Slow Ride? é canção de jogos atuais, como "Grand Theft Auto San Andreas" e "Guitar Hero III".
___________________________________________________________________________________
Foghat começou sua carreira em 1971 como um bando de jovens ingleses com bastante despretensioso uma afeição pela American blues anos 50 e rock 'n' roll. Em meados da década, tinham evoluído para uma grande turnê e gravação agir, jogar uma bomba-up marca de boogie-rock de arena de tamanho audiências. Seus olhares cresceu flashier, seu som e engordados preenchido, mas as raízes-rock núcleo da banda se mantiveram sempre presentes sob a superfície.
Do ponto de vista de alguns críticos, Foghat indevidamente comprometida a sua abordagem baseada blues precoce, a fim de colher recompensas comerciais. Certamente, seus meados de 70 hits ( "Slow Ride", "dirigindo" Roda "," Pedra Azul ") não eram destinadas ao rock puristas do mundo. Mas, também é verdade que eles continuaram a registar tradicional blues e R & B anos, com todo o seu material Bearsville Records. Na verdade, Foghat álbuns no final da Bearsville reafirmou seu amor por puro, primal música americana.
Lonesome Dave Peverett ( vocais principais, guitarra), Rod Price (guitarra principal), Tony Stevens (baixo), e Roger Earl (bateria) todos saíram da vital, close-knit Londres blues cena do 60. Peverett (nascido em 1943), primeiro ganharam atenção como líder da Cruz Gravatas Blues Band, em seguida, servido com um imensuravelmente suíço rock grupo Les Questions. De lá, voltou para a Grã-Bretanha e juntou Savoy Brown, que já tinha estabelecido com os seus próprios "Shake Down" álbum. Como Savoy Brown's guitarrista ritmo e, mais tarde, conduzirá vocalista, Peverett apareceu na faixa da "Getting To The Point", "Blue Matter", "um passo em frente", "Raw Sienna", e "Olhando Em" álbuns.
Roger Earle, Chris Youlden, Tone Stevens e Lonesome Dave Peverett no Savoy Brown Houve um LP, lançado em'79 por Londres Collectionneurs Série Records, chamado "Antes Foghat Dias." Este álbum foi um desconhecido para a maioria das pessoas. De acordo com o liner notas, durante uma pausa no estúdio durante a gravação Savoy Brown's "um passo em frente" álbum, Dave, Tony e Roger começou empastelamento, escolhendo velho rockabilly músicas em cima de suas cabeças. Desconhecido para eles, o engenheiro tinha as fitas material. Depois de ouvir as fitas que decidiu gravar mais algumas músicas e soltá-lo como um álbum. Ele foi originalmente lançado em'69 como "Warren Phillips e os foguetes." É feito no domingo Records velho estilo, e da ideia original era a de escrever notas sobre o forro falso perdeu gravações do "lendário" Warren Phillps. Ele diz que 95% foi registrado em um tomar, algumas músicas sendo "Shake, Rattle, and roll", "Money Honey", e "Matchbox." Uma canção ainda apresenta um kazoo solo por Dave.
«71 No início, Peverett decidiu dar um fora em seu próprio, tendo Savoy Brown baixista Tony Stevens eo baterista Roger Earl com ele. Com a contratação de Rod Preço (Londres blues outro jogador) de chumbo guitarra, o novo grupo começou a despertar interesse. Bearsville fundador Albert Grossman ponha-a ainda unnamed banda em um estúdio de Londres primeiras gravações com Todd Rundgren. Em última análise, Rundgren não parece ser a escolha certa para o produtor, apesar de algumas faixas que foram gravadas com o grupo incluiu em seu álbum debut.
O "Foghat" LP (1972) foi produzido por Dave Edmunds, cujo estilo idiossincrático no estúdio pode ser ouvida em todo o álbum. "Dave foi muito precoce em Elvis e do Sol Records coisa", recorda Peverett. "Eu amei o faseamento efeitos ele tem sobre os vocais. Ele não estava com medo de tentar off-the-wall som idéias." "Ubangi vibrar" estava entre os vários registos de tais sessões que não fazer o álbum. A pista apresenta Foghat, frequentemente underplayed-rockabilly lado, e as características Colin Earl of Mungo Jerry em Piano.
Em vésperas da realização do álbum, a banda ainda era braços com a escolha de um nome. Brandywine Tema e bebida alcoólica e tinha sido considerado improcedente. Finalmente, Foghat foi selecionado. Peverett tinha feito até este disparate palavra infância em um jogo com seu irmão, e uma vez tentou convencer Savoy Brown bandmate Chris Youlden a mudar seu nome para Lutero Foghat. (Youlden não conseguiu ver a sabedoria de tal movimento.)
Lonesome Dave e Rod Preço Foghat do primeiro LP intitulado eponymously alcançado # 127 sobre os E.U. álbum gráficos, com o single "I Just Wanna Make Love To You" ganha-los um pouco de rádio atenção. A banda rapidamente seguido por essa gravação e soltar "que vergonha", que penetrou até # 82. Produzido por Edmunds, "Que pena" viria a ser incluída no formulário remixado em seu segundo álbum, "Foghat" (também conhecido por "Rock & Roll").
O "Rock & Roll" LP foi produzido por Tom Dawes, após várias sessões com decepcionante Edmunds ao leme. Anteriormente com o Cyrkle ( "Red Rubber Ball"), Dawes trouxe um toque a mais mainstream Foghat estúdio da abordagem. (A capa do álbum, sonhado por cineasta Robert Downey, apresentou uma foto de uma rocha e um rolo, em substituição de um título. Um trocadilho visual nem todos compreenderam.)
Rod Price e Tony Stevens Dawes foi chamado de volta para produzir Foghat's "energizados" album (1974), que incluiu um R & B-flavored remake de Buddy Holly's "Esse será o dia" entre os seus destaques. Embora "energizados" passou a atingir os E.U. estatuto em ouro, a banda não estava exatamente feliz com a sua produção. "Tom Dawes estava realmente talentoso, mas os seus gostos musicais diferente da nossa", diz Peverett. "Queríamos alguém que compreendeu o sentimento da nossa música um pouco mais."
A banda encontrou um tal parceiro no estúdio Nick Jameson. Vêm do Philadelphia, Jameson havia se tornado parte da família quando Bearsville Todd Rundgren trabalhou com Nick's band "Sonho Americano." De lá, Jameson se tornou um engenheiro, remixing algumas pistas sobre o "Foghat" álbum. Voltou a produzir e engenheiro do grupo de "rock and roll outlaws" LP (1974), de onde vem a melancolia midtempo track "Dreamer".
Rod Preço Nesta fase em sua carreira, Foghat tinha um historial bastante desigual. O sucesso de "tensão" não foi acompanhado por "rock and roll outlaws", deixando a banda com dúvidas quanto ao seu futuro. Foghat continuou a turnê relentlessly os E.U., principalmente como uma abertura agir. Com quatro álbuns sob seus cintos, eles encontraram uma média de nível de banda purveying blues / rock para um mercado que tinha se mudado de tais earthy sons.
Lonesome Dave e Nick Jameson da banda fortunas virei com "Fool Pela Cidade" (1975), que foi seu primeiro álbum a ir platina, e introduziu Foghat para o Top 40 de rádio com o hit "Slow Ride" (Best Of Foghat, vol. 1). Nesse mesmo ano, Stevens foi substituída, em baixo por Jameson, que adaptou sua guitarra habilidades com o instrumento após várias semanas de intensa prática. A renovada e revitalizada Foghat tinha chegado o grande ligas finalmente, mas não sem alguns sacrifícios artística. "Eu acho que nós começamos pintura nos para um canto com" Fool For The City ", diz Peverett hoje." Houve pressão para chegar a outra "Slow Ride".
Craig MacGregor Jameson curvado fora do Foghat para prosseguir uma carreira solo, que mais tarde evoluiu para agir, e não tour com a banda novamente. Ele foi substituído em 1976 por um veterano baixista da Califórnia, Craig MacGregor. Sua sólida, condução abordagem reflectida Foghat jogar para baixo do maior ênfase simples, agressivo boogie-rock números. "Slow Ride 'se tornou uma marca registrada canção para nós, e que foi onde a música liderado", diz Peverett. "O som da banda ficou maior. Estávamos jogando grandes espaços, e que influenciou o nosso tipo de coisas. Queríamos canções que trabalham na frente de grandes platéias."
Night Shift (1976) continuaram o sucesso do certificadas-ouro "Fool For The City", cedendo o hit "dirigindo" Roda ". "I'll Be Permanente por" (que chegou a # 67) e um balanço remake do R & B clássico "Take Me To The River" também foram lançadas como singles. "Night Shift" foi produzido pelo ex-membro Edgar Winter Group Dan Hartman, que ajudou a cutucada Foghat ainda mais em um comercial, orientada para o airplay direcção.
Lonesome Dave Foghat Live (1977), produzido por Nick Jameson, capturou a banda no auge da sua Boogie Monster fase. Desde o bombástico intro de "Fool For The City", para tirar-se o tratamento de "Slow Ride", o álbum encontrado lhes tocar o rolo com o cabo. O álbum da versão de "I Just Wanna Make Love To You" foi lançado como um único e alcançou # 33 na os E.U. "Foghat Live" passou a ganhar platina duplo estatuto. "Achei um álbum ao vivo faria bem", diz Peverett. "Ela empurrou-nos ainda mais. Essa foi tão grande como nós já temos."
A banda de estúdio próximo álbum, "Pedra Azul" (1978) emparelhado com produtor Eddie Cramer, que tinha anteriormente engenharia gravações para Jimi Hendrix e Led Zeppelin. Cramer e Foghat não colaborar sem problemas, mas a tensão no estúdio pode ter contribuído para dar ao álbum um acrescentado borda. Além da faixa título (um hit Top 40), "Pedra Azul" continha uma feroz cobrir de Robert Johnson's "Sweet Home Chicago", reafirmando a banda de blues credenciais.
Lonesome Dave, Rod Price e Craig MacGregor Pedra Azul foi ouro, como fez a banda de 1979 LP "Boogie Motel", que incluiu a sua versão do General Johnson's "Alguém está a dormir na minha cama." Ainda assim, Foghat estava ficando inquietos com a fórmula aperfeiçoada em "Fool For The City".
Peverett, por um, foi desenhada para os sons da New Wave rock. "Punk e New Wave me lembrou do início de rockabilly", diz ele. "Ela recorreu a mim, apesar de me sentir parte do que foi Foghat New Wave estava tentando substituir. Então, eu era tipo de bater-me em um curso." Tight Sapatos de 1980 (com "Stranger In My Home Town") foi uma tentativos foray em New Wave. Foi também o último álbum de Rod Price participou em 1994 até o retorno do Boogie Homens. Ele foi substituído de chumbo guitarra por Erik Cartwright, um jogador versátil, que anteriormente tinha gravado com Dan Hartman.
Lonesome Dave, Craig MacGregor e Erik Cartwright Cartwright Foghat ingressou no tempo para aparecer no "Meninas Para Chat & Boys To Bounce" (1981), que foi produzido por Nick Jameson, servindo também como baixista jogador. Uma surpresa em um esforço credível Dave Edmunds / Elvis Costello veia, ainda faixas como "Live Now - pagar mais tarde" não conseguiu ganhar Foghat muitos novos conversos.
In The Mood for something Rude (1982) foi em grande parte um álbum de R & B abrange, proferida num espírito de boa diversão (como evidenciado pela "escorregou, tropeçou, Fell In Love").
Uma abordagem lúdica similarmente pode ser ouvida em "Zig-Zag Walk" (1983), Foghat Bearsville final do álbum. "That's What Love Can Do" foi entre o despojado-down Rockers nesse conjunto. Na sequência da partida de Craig MacGregor, velho companheiro Nick Jameson servido tanto como produtor (sob o nome do disque "Franz Leipkin") eo baixista / tecladista (creditado como "Eli Jenkins").
Após Zig-Zag Walk da libertação em 1983, Craig Macgregor Foghat partiu e foi substituído por Kenny Aaronson, que teve de abandonar o grupo por razões médicas. Aaronson foi substituído por Rob Alter (ex guitarrista de Ian Hunter Group), que também teve de se ausentar por razões médicas no ano seguinte. Alter foi substituído por alunos regressam Craig Macgregor.
Foghat continuou a digressão até ao início de 1985, quando a Inglaterra Lonesome Dave aposentado após cerca de 16 anos na estrada.
Foghat no pico da fase Boogie Monster-Os restantes membros (Roger Earl, Erik Cartwright e Craig MacGregor) teve uma breve pausa e, juntamente com Jim Robarge ontário Hammond B-3 & piano, como o Kneetremblers reunificada. Faturada como "antigamente Foghat," O Kneetremblers jogou R & B Robarge até 1986, quando deixou o grupo e foi substituído por Eric "EJ" Burgeson em guitarras. Poucos meses depois, O Kneetremblers, citando tanto fã Burgeson conhecimento da pressão e do material (Burgeson tinha ouvido por Rod Preço da posição), começou a excursionar como Foghat. Esta banda mais tarde se tornou comumente conhecido como "Roger Earl's" Foghat.
Roger Earl's Foghat passou por um número de jogadores ao longo dos próximos anos. Craig MacGregor continuou até o final de'86, quando ele partiu para gravar sua própria música. MacGregor foi substituído por Erik Bass sobre o irmão de Brett Cartwright (Joan Jett), que permaneceu até 1989 e foi posteriormente substituído por Jeff Howell (Savoy Brown). Também partem em 1989 foi Eric "EJ" Burgeson, que deixou para se juntar Craig MacGregor da banda. Burgeson foi substituído por Phil NUDELMAN que nos virar à esquerda em 1990 e foi substituído por Billy Davis. A última substituição sendo Dave Crigger, que substituiu Howell sobre Jeff Bass, em 1992.
Bryan Basset e Lonesome Dave Em 1990, Lonesome Dave Peverett reativada Foghat como "Lonesome Dave's Foghat", com novos actores, incluindo guitarrista Brian Bassett (original Wild cherry guitarrista e depois Molly machado), baterista Eddie Zyne (Hall e Oates), baixista Stephen Dees (a partir de Hall e Oates) e, depois, baixista Riff West (10 anos Molly machado baixista), batendo os E.U. circuito clube mais uma vez. Lonesome Dave's Foghat também incluiu performances por Rod Price.
As duas versões do Foghat excursionou separadamente a partir de 1990 até 1993. O original Foghat foi reformado em 1993, quando Tony Stevens e Rod Preço aderiu, e as coisas foram-se entre remendado Dave & Roger.
Lonesome Dave, Craig MacGregor e Erik Cartwright Lonesome Dave Peverett, Rod Price, Tony Stevens, e Roger Earl, o original membros fundadores banda, excursionou com o seu estúdio CD, "Return Of The Boogie Men" ea followup CD ao vivo "Road Cases" (com Rod substituindo Bryan Basset Preço em 1999) até Lonesome Dave's morte prematura em 2000. Eles haviam retornado à base blues / rock som de 29 anos atrás. Mesmo em seu auge como hitmakers, que foi a essência do som da banda. Eles permaneceram fiéis no coração.
Texto retirado do site oficial >>> http://www.foghat.com/ Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.