Leslie Feist (nascida em 13 de Fevereiro de 1976) é uma cantora e compositora canadense. Atua em carreira solo sob o nome de Feist e como membro do Broken Social Scene.
Filha de artistas: o seu pai, um pintor abstrato-expressionista e professor no Colégio de Arte em Alberta. A sua mãe era uma estudante de cerâmica nesse colégio. O seu primeiro filho, Ben é agora um programador de informática em Toronto. A família mudou-se para Maritimes, Feist nasceu em Amherst, Nova Escócia, Canadá. Os seus pais divorciaram-se cedo e logo Leslie, Ben e a sua mãe mudaram-se para Regina, Saskatchewan, e mais tarde para Calgary, Alberta. Feis aspirou ser jornalista, mas passou algum tempo da sua juventude a cantar em corais.
Aos 15 anos, em 1991, Feist iniciou-se na música quando fundou, assumindo os vocais, uma banda punk de Calgary chamada Placebo (não confundir, com a mais famosa, banda Inglesa, Placebo).Ela e os seus colegas de banda ganharam uma Batalha de Bandas local e foram congratulados com a abertura do concerto dos Ramones. Depois de cinco anos de turnê, Feist foi forçada dar um tempo na música, para recuperar a sua voz. Mudou-se então de Calary para Toronto em 1998 e pegou na guitarra; em 1999, era guitarrista da banda By Divine Right. Também lançou o seu álbum de estréia solo, Monarch (Lay Your Jewelled Head Down), nesse mesmo ano.
Em 2000, Feist mudou-se para um apartamento na Queen Street West (" um apartamento lendário numero 701", ficava em cima de uma Sexshop chamada Come as you are) junto com Merrill Nisker, que então começou a tocar como músico da banda electro-punk "Peaches", com Feist trabalhando nos bastidores dos espectáculos do "Peaches".
Feist apareceu como vocalista convidade em The Teaches of Peaches. Conheceu o músico Gonzales durante este período. Ela morou mais de dois anos em Berlim com Gonzales e Peaches e começou a desenvolver canções com Gonzales que mais tarde iriam aparecer em Let it Die.
Então juntou-se as gravações em Toronto dos albúns Feel Good Lost e You Forgot It in People do supergrupo indie, Broken Social Scene.
Posteriormente mudou-se para Paris. Enquanto esteve na Europa colaborou com o dueto norueguês Kings of Convenience como vocalista convidada no albúm Riot On a Empty Street. Ela também aparece no álbum dos The New Deal, Gone Gone Gone de 2003, e no álbum dos Apostle of Hustle, Folkloric Feel de 2004.
Feist gravou o seu segundo álbum solo, Let It Die, em Paris em 2002 e 2003. Este álbum continha uma combinação de jazz, bossa nova e indie rock, foi aclamado como um dos melhores álbuns pop canadenses de 2004 e atraiu uma expressiva audiência internacional. Nas gravações e nas performances, Feist tocou com uma Guild Starfire 1965 que a ajudou no tom de jazz.
O single "Mushaboom", de Let It Die, fez parte de um anúncio para um perfume da Lacoste. Devido à sua popularidade na França, onde gravou Let it Die. Antes disto, McDonald's ofereceu um milhão de dólares pelos direitos de usar "Mushaboom" nos seus anúncios, oferta que Feist formalmente recusou.
Em 2005, contribuiu para a música da UNICEF "Do They Know It's Hallowe'en?"
No inicio de 2006, Feist voltou à Europa para gravar o álbum sucessor de Let It Die com Gonzales, Mocky, Jamie Lidell e Renaud Letang. Um álbum de misturas e colaborações, chamado Open Seasons que foi lançado em 18 de Abril em 2006 no Canadá.
O banco HSBC usou o remix de "Gatekeeper" do Open Season numa campanha em televisão.
O terceiro álbum a solo de Feist, The Reminder, foi lançado em 23 de Abril de 2007 na Europa, 1º de Maio no Canadá, nos EUA e no resto do Mundo. Assim entrou em uma turnê mundial de promoção do seu mais recente trabalho.
Recentemente colaborou com o seu colega de apartamento do Peaches numa faixa intitulada de " Give 'Er", que apareceu no álbum Impeach My Bush. Feist contribuiu para as vozes de fundo. Emprestou também a sua voz para "La Meme Histoires" e "We're All in the Dance" na trilha sonora do filme Paris je t'aime, além de "Somewhere Down the Road" em The Hottest State.
Vários artistas fazem "covers" das músicas de Feist, como: James Blake, Nova Scotians, Travis MacRae e Buck 65, bem como a sua bem conhecida banda Broken Social Scene e a colega de turnê Bright Eyes. Buck 65, com quem Feist fez turnês, fazendo o show de abertura, apareceu no videoclipe de "One Evening". Feist colaborou também com os The Postal Service.
Feist residiu em Paris, França, de Julho de 2003 até o início de 2007, quando se mudou de novo para Toronto.
É namorada de Kevin Drew do Broken Social Scene.
Em 2007, cancelou shows que faria no Brasil no Tim Festival, alegando labirintite.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.