O Extol foi formado pelo baterista David Husvik e pelos irmãos Peter e Christer Espevoll. Bastante influenciados por Believer, Galactic Cowboys, King's X, Living Sacrifice, Tourniquet e Death, a banda ganhou maior notoriedade com um som mais extremo ao participar de uma coletânea organizada por Steve Rowe ( do Mortification) juntamente com as bandas Schaliach e Antestor (também da Noruega).
Após o lançamento da coletânea, Ole Børud sai do Schaliach e vai para o Extol, gravando Burial, que debutou e estabeleceu o Extol no cenário do metal extremo mundial. A banda depois gravou Undeceived, sem Ole, um trabalho mais técnico e que foi ainda mais elogiado que o seu antecessor. Ole retorna para a banda, que lança Synergy, um trabalho incrivelmente mais técnico que seu antecessor, mas que revela com mais clareza as influencias de Believer, com um som muito mais voltado para o Thrash Metal, e um novo tipo de vocal, menos gutural e mais esgarniçado.
Após o Synergy, Ole e Christer decidem deixar o Extol alegando diferenças de direcionamento musical. Para preencher as vagas, são recrutados Ole Sveen e Tor Magne (que gravou o album Undeceived no lugar de Ole Børud) ambos do Lengsel. Com a formação estabelecida o Extol lança The Blueprint Dives, um album controverso, que mistura influências de hardcore e de metal alternativo, antes inexistentes no som da banda, somando a constante presença de vocais limpos. 'Blueprint' desagradou muitos fãs antigos da banda, ao passo que arrebanhou uma nova leva de admiradores.
Atualmente a banda está em um hiato indefinido, e todos os membros estão participando de projetos paralelos, como o Mantric e o Aperture, além do Lengsel, que continou em atividade paralela ao Extol. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.