William Edwin "Ed" Bruce, Jr. (9 de Dezembro de 1939) é cantor e compositor de música country estadunidense. É conhecido por ter composto a canção "Mamas Don't Let Your Babies Grow Up To Be Cowboys".
Nasceu em Keiser, Arkansas, e cresceu em Memphis, Tennessee. Em 1957, na idade de 17 anos, ele foi ver Jack Clement, um engenheiro de gravação para a Sun Records. Bruce chamou a atenção do proprietário da Sun Sam Phillips, para quem ele compôs e gravou "Rock Boppin 'Baby" (como "Edwin Bruce"). Em 1962, ele escreveu "Save Your Kisses" de pop star Tommy Roe e em 1963 ele alcançou a posição # 109 na Billboard Bubbling Under "carta com sua própria gravação de" The Big Man Cry "(Wand 140). Charlie Louvin gravou "Veja a Big Man Cry" (Capitol 5369) em 1965; versão Louvin atingiu # 7, sobre o "País Singles Billboard".
No início dos anos 1960, gravado para a RCA Records e alguns selos menores, como Wand / Cetro, cantando a música rockabilly, bem como mais pop-oriented material, tais como "The Big Man Cry". No entanto, ele não obteve sucesso significativo como vocalista durante este período.
Em 1966, retornou para a RCA Records e gravou "Enigmas", "Pay The Price I Stay" e "Lonesome Is Me". Ele ainda não conseguiu fazer um mapa grande ação. Ele ganhava dinheiro fazendo voice-overs para a televisão e rádio. Ele marcou seu primeiro traçado único com "Woods Walker's", em 1967, e também um mapa com a sua versão do The Monkees 'Train "Last to Clarksville". Ambos os singles foram sucessos menores. Em 1969, Bruce assinado com a Monument Records, onde continuou a ter pequenos sucessos com "Everybody Wants To Go To Heaven" e "Song For Jenny". Entretanto, ele continuou a escrever canções como "The Man That Turned My Mama On", que foi um grande sucesso para Tanya Tucker, em 1974, e "Restless", de Crystal Gayle do mesmo ano. Ele assinou com a United Artists Records em 1973 e lançou diversos singles, mas somente um único, em 1974, tornou-se um hit. Ele finalmente fez as regiões superiores das cartas quando ele fez o Top 20 nas cartas do país com sua versão de "Mamas Don't Let Your Babies Grow Up to Be Cowboys", em 1976.
Em 1978, "Mamas Don't Let Your Babies Grow up to Be Cowboys" foi gravada por Willie Nelson e Waylon Jennings. Tornou-se um grande sucesso, e colocou em Bruce um swing ascendente. Top 40 mais dois hits seguidos por Bruce em 1976, e em 1977, ele assinou com a Epic Records, onde ele atinge pontuação seria menor. Em 1979, Tanya Tucker teve canção de Bruce "Texas (When I Die)" para o país Top 5.
Em 1980, assinou com a MCA Records, onde ele iria marcar seu maiores sucessos. Seus primeiros sucessos com a MCA incluído "Diane", "The Last Cowboy Song", "When You Fall In Love (Everything's A Waltz)", "Evil Angel" e "Love's Found You And Me". Seu maior sucesso, "You're the Best Break This Old Heart Ever Had" foi a número um na carta do país em 1982. Esta também foi a primeira Bruce Top 10 como cantor após 15 anos. Ele tinha outras canções de sucesso que fez o Top 10 como "sempre, nunca Lovin 'You", "My First Taste of Texas", e "After All".
Em 1984, ele retornou para a RCA Records e teve um # 3 com o hit "You Turn Me On Like A Rádio" em 1985. Seu último Top 10 single foi "Nights" em 1986 e seu último Top 40 única (e última carta único até à data) foi "Quietly Crazy" em 1987.
Durante esse tempo, começou a agir e não comerciais. Um dos maiores papéis de sua atuação foi como o chumbo segundo a televisão revival de 1957 do Maverick, chamado Bret Maverick. Estrelado por James Garner como um jogador lendário ocidental, a série foi na NBC-TV durante a temporada 1981-82, mas foi cancelado de forma inesperada, apesar votos respeitáveis. Interpretou o xerife da cidade irascibly ranzinza que encontrou-se com relutância co-proprietária de um salão com o Maverick, com quem ele parecia manter um relacionamento surreally contraditório mais ou menos durante toda a temporada inteira. Bruce também cantou e escreveu a canção tema do show, enquanto Garner se cantou a mesma canção sobre os títulos no final fechar a mostra, ainda que ao ser implacavelmente interrompida por anúncios de rede sobre a programação de futuros.
Depois do álbum de 1986, Night Things, e um auto-intitulado de 1988 follow-up, fez uma decisão consciente de cortar na sua música se concentrar em sua carreira de ator, aparecendo em vários feitos para filmes de TV. Acolheu dois shows no final de 1980, E.U.A. e Desportos American Trucking Calvacade, também tem aparecido em várias apresentações teatrais, incluindo Fire Down Below com Steven Seagal. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.