Ebba Grön foi uma banda punk sueca formada na Suécia, em 1977 em Rågsved, um subúrbio da classe trabalhadora de Estocolmo. Ebba Grön consistia em Joakim Thåström (vocal principal, guitarra), Gunnar Ljungstedt (bateria) e Lennart Eriksson (baixo, backing vocals). Thåström, Ljungstedt e Eriksson também eram conhecidos respectivamente como Pimme, Gurra e Fjodor. Após o lançamento de seu segundo álbum em 1981, eles se juntaram a um quarto membro, Anders Sjöholm , também conhecido como Stry Terrarie, no teclado. O grupo foi dissolvido em 21 de fevereiro de 1983.
Durante uma festa em dezembro de 1977 Thåström, Gurra e Fjodor formaram uma banda chamada The Haters . Alguns dias depois, eles mudaram o nome para Ebba Grön, palavra-código usada pela polícia na Operação Leo (um plano para sequestrar a então Ministra Sueca da Imigração, Anna-Greta Leijon, em 1977. O plano foi elaborado pela segunda geração da Facção do Exército Vermelho Alemão, grupo de guerrilha urbana marxista-leninista de extrema-esquerda da Alemanha Ocidental fundada em 1970).
Uma das canções mais famosas que gravaram é uma versão cover de Den ena handen vet vad den andra gör " da banda sueca Blå Tåget. Rebatizada de Staten och kapitalet. A canção expressa um sentimento anticapitalista sobre como o estado (staten) e as corporações capitalistas (kapitalet) controlam e escravizam as classes trabalhadoras.
Seu segundo álbum Kärlek & Uppror (Love and Rebellion) foi lançado em 1981, com o foco da música mudando ligeiramente do punk. As melodias cativantes e a imagem de Ebba Grön como jovens rebeldes atraíram tanto o público punk quanto um público mais amplo, tornando o álbum um grande sucesso.
Mais tarde naquele mesmo ano, o tecladista Stry foi recrutado e trouxe consigo novas influências. O single Scheissefoi lançado em 1981 paralelamente a este: Thåström, Gurra e Stry lançaram um single com o novo projeto Rymdimperiet (The Space Empire), que mais tarde se tornaria Imperiet (The Empire).
Durante a gravação de seu segundo álbum e a turnê que se seguiu, a banda foi acompanhada por Johan Donner, que estava fazendo um documentário sobre a banda. Ebba the Movie foi lançado para a tela grande em 1982.
Seu terceiro álbum, chamado simplesmente de Ebba Grön, foi lançado em 1982, e a influência de Stry foi ainda mais óbvia. A banda disse mais tarde que tentou fazer um "álbum dos Rolling Stones"; um cover de Happy dos Stones foi gravado, mas não incluído no álbum. O álbum tinha teclados e metais e era mais melódico do que seus antecessores. Este foi um passo longe do punk.
Quando Fjodor acabou na prisão por quatro meses por se recusar a cumprir o serviço militar, foi o começo do fim para Ebba Grön. Mas, sem Fjodor, a banda sobreviveu como Rymdimperiet; lançaram seu primeiro álbum em 1983, agora com o nome de Imperiet. Musicalmente, este álbum continuou o desenvolvimento longe do punk rock. Porém Rasera (Destroy), o primeiro álbum do Imperiet, às vezes é considerado o último álbum de Ebba Grön. O Imperiet teve um bom começo e seria a banda líder da cena rock sueca ao longo dos anos 1980.
Em 2003, logo após a morte de Joe Strummer, Mick Jones (guitarrista do The Clash) viajou para a Suécia para fazer uma homenagem ao músico. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.